Melhores métricas de redes sociais para acompanhar
O Marketing Digital é uma ótima ferramenta para a divulgação de um negócio, isso porque a partir dele é possível alcançar novos visitantes para o site, bem como conquistar novos leads e, consequentemente, gerar novos clientes. Para esse alcance, são utilizadas algumas estratégias em canais digitais que podem e devem ser acompanhados de perto a fim de entender melhor os resultados das ações.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, veio ao lugar certo! Neste post vamos mostrá-lo quais são as principais métricas de redes sociais. Boa leitura! 


Quais as melhores métricas de redes sociais?

As redes sociais possuem características distintas e cada uma conta com a própria área de Analytics básico para buscar as melhores informações e, consequentemente, entender o desempenho de suas campanhas, por exemplo. Contudo, é natural que algumas pessoas se confundam ou não entendam a melhor forma de analisar os indicadores.

Pensando nisso, a seguir preparamos uma lista com as principais métricas. Confira quais são!


Alcance orgânico

Trabalhar com as mídias sociais de forma orgânica é uma das táticas mais utilizadas para dar impulso nas publicações, pois essa funcionalidade permite que o usuário seja impactado pelo post sem a necessidade de investir dinheiro em tráfego pago.

Sendo assim, essa métrica pode ser aplicada junto com o algoritmo do Instagram, Facebook, ou qualquer outra mídia social, por exemplo. Em outras palavras, para conseguir um bom resultado, é necessário criar conteúdos que geram valor e possam ser compartilhados com outros usuários.

Em contrapartida, como se trata de uma métrica orgânica, a tendência é diminuir o alcance ao longo do tempo, pois a competição, neste caso, é bem maior e assim o destaque fica mais limitado — daí a importância de se produzir conteúdos ricos, já que são aqueles que mais “prendem” a atenção dos usuários.


Engajamento

O engajamento também é considerado uma das métricas mais utilizadas nas redes sociais, já que ele é responsável pela interação com o público. Com isso, você pode medir o indicador de modo a conferir o número de interações, como comentários, compartilhamentos e curtidas, entretanto, é importante estar de olho na métrica de sentimento.

Embora as estratégias de engajamento sejam valiosas nas métricas de rede sociais, o que depende são as táticas que a empresa utiliza. Nesse contexto, o branding é mais focado para a análise.

O sentimento é uma “submétrica” que está envolvida no engajamento. Ao utilizá-la, o objetivo é focar nas interações dos usuários que sejam qualificadas, principalmente quando há comentários. Assim, você pode entender melhor se o seu empreendimento está direcionado ao público certo.


Tráfego de acesso, taxa de clique e interações

Similar à métrica de engajamento, a taxa de clique é fundamental para que o seu negócio possa observar como as publicações estão chegando aos usuários e como esse desempenho está sendo realizado. Com essa estratégia, é possível analisar o tráfego de acesso e também as interações do público-alvo.

Nesse contexto, uma das principais ferramentas de validação trata-se do Google Analytics, isso porque ele permite ter uma integração maior com a rede social ou site para adquirir os dados adequados com as divulgações do seu negócio, por exemplo.

É válido dizer ainda que as interações não são apenas taxas, mas sim um volume como um todo. Portanto, sua empresa deve acompanhar as estratégias em conjunto, já que uma ação pode ter um ótimo desempenho, enquanto outras tendem a diminuir.


Taxa de rejeição

Compreender se o acesso às suas publicações está sendo positivo ou não é fundamental, e para ter essa noção você pode utilizar em conjunto o indicador de taxa de rejeição. Esse tipo de métrica é responsável por apresentar quais posts foram visualizados pelos usuários e a quantidade de visualizações.

Alguns exemplos que essa métrica consegue mensurar é o volume de denúncias de spam, curtidas negativas ou bloqueios. Caso publique algo que não foi efetivo ao público ou foi considerado pela própria rede social como inadequado por violar alguma regra, entra como rejeição.

Portanto, quanto menor a taxa, mais efetivo será para o seu empreendimento. Sendo assim, é essencial acompanhar e comparar os conteúdos com os de seus concorrentes para excluir aquelas ações que apresentam um desempenho menos eficiente.


Conversões

A conversão é uma das métricas de redes sociais utilizada para e-commerce, pois mede o quanto o negócio está impactando o público de forma direta e indireta. A estratégia é fundamental para você saber como os seus esforços em interações com o seu público esta gerando mais crescimento para o seu negócio.

Nesse caso, você escolhe como vai realizar essa análise, se através do número de visitantes que foram convertidos em leads, que se tornaram clientes e quais foram os que compraram o seu produto ou serviço.

A estratégia pode ser acompanhada mensalmente para medir — e comparar mês a mês ou periodicamente — se o seu negócio está dando certo ou não.

Pronto. Agora você já sabe como as métricas de redes sociais são essenciais para o desenvolvimento do seu empreendimento. Entretanto, é importante também analisar quais canais trazem maior engajamento ao seu negócio, bem como o público está interagindo com elas, afinal, dessa forma é possível otimizar os seus resultados, seja à nível de reconhecimento da marca ou de volume de vendas e faturamento.

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