Qual a importância do blog para sua estratégia de Marketing Digital?
O marketing digital é uma ferramenta estratégica amplamente utilizada dentro das empresas. Entre os benefícios desse tipo de estratégia, destaca-se o marketing de conteúdo, sobretudo em razão de sua capacidade de oferecer soluções inovadoras e resultados mais eficientes por meio da internet e do tráfego orgânico.

Pensando nisso, é fundamental entender a importância do blog, bem como aplicá-lo no seu negócio para ampliar as vendas da sua empresa e, assim, construir um negócio bem-sucedido. Quer entender mais como funciona e qual o papel do blog dentro da sua estratégia de marketing digital? Então, continue a leitura!


Afinal, o que é um blog?

Em termos práticos, o blog nada mais é do que uma página na internet que disponibiliza inúmeras informações relevantes em diferentes formatos. O conteúdo dos blogs podem ser textos, vídeos, imagens ou até mesmo áudios.

Portanto, o blog se trata de um canal de comunicação que permite discorrer sobre assuntos diversos, podendo também ser utilizado como uma ferramenta de atração de leads através de conhecimentos que são compartilhados com o objetivo de atender a demanda do seu público.


Como ele contribui para o crescimento da sua empresa?

É fato que as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet e que a tecnologia está presente em todos os níveis da sociedade. Consequentemente, os usuários da rede estão mais inclinados a solucionar problemas, encontrarem soluções e pagar por produtos e serviços na internet para se livrarem de dores urgentes e reais.

Nesse contexto, é preciso ressaltar ainda a mudança no comportamento de compra dos novos consumidores. Não é novidade para ninguém que a forma com que fazemos negócios mudou e, além de preço, as pessoas estão mais interessadas em viver boas experiências.

Portanto, as empresas que se tornam capazes de absorver essa demanda e se apresentarem como uma solução com viés inovador, poderão lançar sua marca para abarcar novos mercados e mais consumidores, ou seja, terão sua marca reforçada naqueles que se identificam com seus valores sempre que surgir uma necessidade de compra.


Quais as vantagens de ter um blog?

Abaixo, elencamos alguns dos principais motivos para investir em um blog como ferramenta estratégica para o seu negócio. Confira!


Visibilidade

A divulgação de uma empresa ou negócio é o primeiro passo para se inserir de forma consolidada em um mercado que já é cada vez mais competitivo. Sendo assim, quem investe em um blog tem maior alcance e visibilidade, sobretudo em canais como as redes sociais — e o melhor, de maneira totalmente gratuita através do tráfego orgânico.

Na prática, quanto mais valor gerado através da produção de conteúdos, mais acesso o seu blog terá, consequentemente, mais pessoas passarão a conhecer sua marca, gerando assim inúmeras oportunidades de negócio, além de maior geração de valor para seu público.


Baixo investimento

Como mencionamos no tópico anterior, o investimento em um blog é isento de aportes extraordinários. Isso significa que, mesmo pessoas com capital limitado, podem investir em estratégias de marketing de conteúdo e alcançarem resultados representativos a partir do conteúdo gerado para o blog.

Vale lembrar que é possível hospedar essa página na internet através de plataformas que oferecem versões totalmente gratuitas, como é o caso do WordPress, por exemplo. A ferramenta permite a hospedagem tanto de texto quanto de fotos, vídeos e áudios na internet sem qualquer custo. Outra vantagem é que você mesmo pode começar a criar os próprios conteúdos.


Geração de prospects

Quanto maior o volume de pessoas interessadas no tipo de conteúdo que sua empresa produz através de seu blog, maior será o número de prospects, ou seja, de pessoas e seguidores interessados nas soluções que a sua empresa oferece. 

Isso se dá pelo fato de que, ao encontrarem o seu blog na internet e passarem a consumir os conteúdos produzidos pela sua empresa, estes usuários se tornam leads, isto é, pessoas que eventualmente poderão ser inseridas no seu funil de vendas. Afinal, quando você disponibiliza informações que permitem um maior esclarecimento ou solução de problemas, elas passam a estar abertas a fechar negócio com você.

Viu como é importante ter um blog em seu negócio como ferramenta de marketing digital para geração de negócios? Apesar de não oferecer resultados imediatos, já que se trata de uma estratégia de longo prazo, quanto antes iniciar de maneira adequada, melhor serão os resultados gerados.

O que achou deste artigo? Agora você já sabe como o Marketing de Conteúdo pode contribuir de maneira efetiva para os resultados da sua empresa, independente do setor ou tamanho. Portanto, se precisa de ajuda para colocar em prática essa estratégia em sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo!