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Instagram Ads: como anunciar na plataforma e conquistar bons resultados
Utilizar tráfego pago nas redes sociais é muito importante, especialmente para as empresas que buscam aumentar sua visibilidade ou tornar sua marca reconhecida no mercado. Isso porque, esse tipo de ferramenta pode oferecer mecanismos interessantes de segmentação de ofertas, ampliando o poder de atingir determinada audiência.

Tendo em vista que o Instagram é uma plataforma que conta com números expressivos de contas ativas e alta taxa de engajamento, escolher o Instagram Ads pode ser imprescindível para melhorar os resultados da sua empresa.

Pensando nisso, neste post vamos mostrá-lo o que é, por que anunciar e como criar o seu anúncio de forma rápida e fácil. Boa leitura!


O que são anúncios no Instagram?

O Instagram Ads nada mais é do que uma plataforma para veicular anúncios pagos através da própria rede social, seja por meio do seu feed de notícias ou Stories, por exemplo. Ela possibilita que os anúncios sejam criados em forma de fotos, vídeos e textos ou uma mescla dos dois, a partir da criação de coleções ou carrosséis.

Por meio do Instagram Ads, as marcas podem criar um relacionamento de maior proximidade com seus consumidores fiéis ou até mesmo atingir clientes em potencial. Além da interação — que já é comum na plataforma, como curtir, comentar ou compartilhar publicações —, os usuários podem realizar ações destacadas pelo CTA do anúncio, sendo redirecionado para uma oferta de produto ou serviço.


Por que anunciar no Instagram?

Diferente das postagens orgânicas no Instagram, o Instagram Ads permite que sua marca inclua links dentro dos posts, direcionando os usuários para sua página de ofertas. Sendo assim, a geração de tráfego para o seu site é um dos principais benefícios de se anunciar nesta plataforma.

Além disso, as empresas têm um alcance orgânico pouco expressivo, não apenas dentro do Instagram, mas como nas demais redes sociais. Isso acontece porque esse tipo de canal é direcionado para as relações pessoais. Sendo assim, para ter maior alcance dentro das mídias sociais é preciso investir em anúncios pagos e, assim, ter uma audiência maior de pessoas que não conhecem e não acompanham sua empresa.


Como criar seu anúncio via Instagram?

Pronto. Agora você já sabe o que são os anúncios no Instagram Ads e porque sua empresa deve investir nessa estratégia. Portanto, chegou a hora de entender na prática como aproveitar os benefícios que esse investimento pode oferecer para sua marca.

Confira, a seguir, como criar anúncios de forma simples e eficiente, gerando bons resultados através deles.


Instagram para negócios

O primeiro passo para anunciar no Instagram é criar uma conta para negócios. Se você não tem tanta familiaridade, não se preocupe, pois o processo é extremamente simples, já que basta seguir as orientações do próprio app para ter sua conta comercial devidamente configurada.


Promoções

Após validar o seu perfil comercial, o seu perfil apresentará algumas funcionalidades que estavam ocultas no modelo tradicional, como o botão “Promoção”. Por meio dessa função é possível criar anúncios rápidos, sobretudo se comparado ao uso dos Gerenciadores de Anúncios do Facebook, por exemplo. Apesar disso, o menu nativo pode limitar a sua campanha, logo, é preciso estar atento às suas necessidades e objetivos do anúncio.

Basicamente, para criar o seu primeiro anúncio através do botão “promoções” no seu perfil, você deve realizar os seguintes procedimentos:
  •    vá até o seu perfil e selecione a guia “promoções”;
  •    na tela seguinte, toque no menu “criar”, para construir uma nova campanha;
  •    defina a sua meta, ou seja, os objetivos que pretende alcançar com sua promoção;
  •    em seguida, configure o seu público-alvo ou marque a opção para que o próprio Instagram defina de acordo com as características dos seus seguidores;
  •    o próximo passo é estabelecer o seu orçamento (limite máximo de gastos) e a duração dos anúncios (entre 1 e 30 dias).
  •    Pronto. O seu anúncio está preparado para ser exibido pelo tempo configurado previamente até atingir o limite de gastos pré-estabelecido.

Antes de finalizar o seu anúncio, você deve revisar cada um dos elementos destacados para evitar erros. Caso esteja tudo de acordo, basta confirmar o pagamento — geralmente através do cartão de crédito registrado no Facebook ou você também pode definir suas preferências.


Como utilizar os recursos do app ao seu favor?

Anunciar no Instagram Ads é uma excelente forma para se destacar, já que a ferramenta conta com diferentes recursos de segmentação para os anunciantes. Isso significa que, ao direcionar o conteúdo para promover sua marca, é possível adotar alguns critérios que contribuem para atingir mais facilmente o seu público alvo.

A seguir, confira algumas estratégias que podem ser colocadas em prática para fazer com que a sua campanha seja visualizada pelo público que você pretende atingir através da segmentação!


Localização

No Instagram, a segmentação por local permite que o seu anúncio seja exibido em lugares próprios, como um país, estado, município ou até mesmo dentro de regiões específicas de uma cidade, por exemplo. Dessa forma, é possível direcionar os seus anúncios para clientes individualmente, melhorando assim o resultado em vendas.


Dados demográficos

Com esse tipo de ferramenta, o interessado pode alcançar um público que geralmente não está incluído nos grupos demográficos pré-definidos. Em outras palavras, caso o seu negócio seja voltada para atender uma persona específica, isto é, de acordo com sexo, idade, status parental, faixa etária ou até mesmo renda familiar, os seus anúncios podem ser otimizados para eles.


Interesses e comportamentos

As características de comportamento e interesse são aspectos indispensáveis na hora de estabelecer uma campanha de sucesso no Instagram Ads. De modo geral, além de escolher o tipo de anúncio, é preciso filtrar o público-alvo levando em consideração estes aspectos. Assim, será possível, por exemplo, otimizar o alcance de pessoas que interagirão com o seu conteúdo.

Usando configurações de interesses e comportamentos, portanto, você pode atingir sua persona com base nos interesses dessas pessoas, isto é, com a forma que elas interagem na internet, realizando pesquisas, utilizando o aplicativo, seguindo conta, etc. Vale lembrar que essa base de interesses avalia dados tanto dentro quanto fora do Instagram ou do próprio Facebook.


Públicos personalizados

O público personalizado nada mais é do que uma alternativa de direcionamento dos anúncios que possibilita encontrar sua persona entre as pessoas que estão no Instagram. Para tanto, é possível utilizar listas de clientes, tráfego originado no seu site ou até mesmo endereços de e-mails ou números de celular. Ou seja, trata-se de uma opção pensada no envolvimento de pessoas que já interagiram com sua empresa em algum momento.


Públicos semelhantes

Diferente do público personalizado, o público semelhante pode atingir pessoas que ainda não interagiram com a sua marca, mas que possuem características semelhantes ao seu público-alvo. Dessa forma, é composta por pessoas mais propensas a fazer negócio com a sua empresa, justamente por que se identificam com pessoas comuns do seu público.


Temperatura de público

Assim como no Facebook Ads, aqui também é possível segmentar as pessoas a partir de diferentes níveis de envolvimento com a sua marca. Essa prática, também chamada de “temperatura de público”, pode otimizar o sucesso da sua campanha e é classificada de 3 formas: frio, morno e quente.

No público-alvo frio estão reunidas as pessoas que ainda não conhecem sua empresa e, portanto, não tem registado nenhum tipo de interação com seu produto ou serviço. Já o público-morno trata-se de pessoas que entraram em contato com sua marca de alguma forma, muito embora ainda não tenham demonstrado interesse em seus serviços.

Por fim, estão as pessoas inseridas no grupo quente, isto é, são indivíduos que já interagiram com sua marca e estão próximos da etapa de conversão. Geralmente essas pessoas podem comprar o seu produto ou serviço mais facilmente.

Nesse contexto, estabelecer suas campanhas levando em consideração as categorias citadas é uma forma de mostrar os anúncios certos para a pessoa certa e em seu devido momento na jornada de compras. Assim, torna-se mais fácil criar um canal de marketing lucrativo por meio das redes sociais.

Ótimo! Agora você já sabe como criar uma promoção diretamente através do Instagram Ads utilizando o próprio app. Portanto, se gostou do nosso post e deseja entender um pouco mais sobre a criação de anúncios, não deixe de acompanhar nossa série de conteúdos sobre Tráfego Pago.