Youtube Ads: saiba o que é e conheça a importância de se investir nessa estratégia
O mercado de conteúdos audiovisuais nunca teve tanto destaque quanto nos últimos tempos. Diariamente um grande volume de materiais desse tipo são criados, principalmente em vídeos. Nesse contexto, investir em uma estratégia de marketing de conteúdo que envolva esses formatos é uma tarefa fundamental para quem deseja fortalecer sua presença no âmbito digital.

Tendo em vista que o YouTube — plataforma de vídeos do Google — é uma das redes sociais mais acessadas do mundo, logo, essa é uma excelente oportunidade para estar em contato com o seu público-alvo. Pensando nisso, neste post vamos mostrá-lo o que é o YouTube Ads, como funciona, as principais vantagens de se anunciar nesta plataforma e muito mais. 

Ficou interessado? Então, continue a leitura!


O que é YouTube Ads?

O YouTube Ads é uma plataforma de mídia paga criada para que as empresas possam criar e divulgar seus anúncios dentro da própria ferramenta. Na prática, os anúncios são inseridos nos vídeos dos quais o usuário vê. O serviço ainda disponibiliza algumas possibilidades de segmentar o anúncio, o que torna a marca mais conhecida, já que o alcance é bem maior e, portanto, pode-se atingir novos clientes em potencial.

Vale lembrar que, por se tratar de uma ferramenta que faz parte do Google Ads, é por meio do gerenciamento de anúncios da plataforma que se cria todas as campanhas, configuram-se os detalhes de público, orçamento e também se pode acompanhar as métricas atreladas ao desempenho da sua publicidade.


Por que anunciar no YouTube?

Em termos práticos, o YouTube se trata das principais mídias sociais do mundo, tendo quase 2 bilhões de acessos mensais — além de ser um dos sites mais populares da internet. Tendo em vista o alto volume de visitas diárias, pode-se imaginar o público que podemos atingir ao adotar esse tipo de estratégia no seu negócio. Certo?

Os anúncios nesta plataforma funcionam como uma espécie de comercial de TV e podem ser programados para surgirem em diferentes momentos do vídeo, tanto no começo, quanto no meio ou em outros intervalos. Com uma média de duração de 30 segundos, as “propagandas” não comprometem a experiência do usuário ao assistir os anúncios e, ao mesmo tempo, ainda pagam ao anunciante por cada visualização na íntegra.

Outro aspecto vantajoso de se anunciar através do YouTube Ads é a possibilidade de selecionar o seu público através de critérios como interesse, local, palavras-chave ou até mesmo o tipo de conteúdo. Sendo assim, as chances de uma conversão aumentam.


Quais são os tipos de anúncio no YouTube Ads?

Atualmente é possível conferir diferentes formatos de anúncios no YouTube. A seguir, destacamos os mais comuns.


Bumper ads

Bumper Ads são anúncios de curta duração, geralmente com no máximo seis segundos e tendem a ser exibidos no início dos vídeos. Nesse tipo de veiculação de propagandas o custo é determinado por cada mil visualizações. Ou seja, o anunciante paga a cada mil propagandas vistas.


In-stream

Os in-stream são anúncios com uma duração maior e normalmente aparecem tanto no início dos vídeos quanto no meio — interrompendo o conteúdo que está sendo assistido pelo usuário. Diferente do Bumber Ads, aqui a cobrança se dá a cada visualização. Porém, o anunciante apenas paga pelos anúncios que tiveram uma exibição de pelo menos 30 segundos, no caso de campanhas mais longas.

Video action
O Vídeo Action é um novo formato criado pela plataforma para beneficiar os anunciantes que sofreram impactos negativos em razão da pandemia de Covid-19 no mundo. Com um grande número de lojas físicas fechadas, o ambiente digital se tornou uma alternativa interessante para manter as vendas e o faturamento dessas empresas.

Logo, esse tipo de recurso consiste na exibição de anúncios no feed do YouTube, em sites e aplicativos parceiros ou até mesmo na tela de exibição do próprio vídeo. Uma das maiores vantagens deste formato é que, de acordo com o objetivo da sua campanha, os anúncios também permitem a geração de leads a partir do preenchimento de formulários.


Afinal, como criar um anúncio no YouTube?

O primeiro passo para criar um anúncio no YouTube Ads é ter uma conta do Google (gmail). Além disso, o interessado deve criar o seu próprio canal na plataforma e em seguida, cadastrar-se no Google Ads. Após ter realizado todos esses passos — que são indispensáveis ao anúncio na ferramenta, basta seguir os procedimentos destacados abaixo:
  1.    Grave o seu vídeo (anúncio) e suba para a plataforma;
  2.    Crie sua campanha no Google Ads;
  3.    Configure os principais detalhes do anúncio;
  4.    Publique sua campanha.

O que achou das dicas e informações que trouxemos neste conteúdo? Se gostou, confira também como anunciar no Instagram Ads e conquistar bons resultados.