O registro de domínio na internet equivale ao registro de sua marca o INPI, isto é, após o registro somente você ou sua empresa tem o direito de utilizar o seu domínio.

Por este motivo, o domínio deve ser registrado com os seus dados ou de sua empresa, não importando onde o seu site esteja hospedado. Para evitar problemas quanto a propriedade do domínio, verifique em qual caso você se enquadra:

  1. Registro de domínios.BR

No caso do registro de domínios no Brasil, você deverá exigir que o registro do seu domínio seja realizado para o seu CNPJ no caso de pessoa jurídica ou no seu CPF no caso de domínios para pessoa física ou profissional liberal. O registro do nome de domínio com o seu CNPJ ou CPF é a garantia de propriedade do domínio e de que este nome de domínio não poderá ser utilizado por nenhuma outra entidade sem a sua autorização ou sem a transferência de propriedade.

  1. Registro de domínios internacionais

A grande parte dos domínios internacionais (COM, .NET, .ORG, .INFO, .BIZ, .US, .MOBI) são dos EUA e o direito à propriedade destes domínios está vinculado ao usuário e senha que são gerados pela entidade de registro internacional no momento em que o domínio é habilitado.

A escolha da empresa que fará o registro é muito importante para ter a segurança de que a propriedade do registro do domínio está sendo vinculada a você. No final do processo de registro, você receberá um usuário, uma senha e o link para gerenciar o nome do domínio. Sempre mantenha o e-mail de contato atualizado.

Para o registro de domínios de outros países é necessário verificar a legislação local de cada país. Neste caso, pedimos que faça contato conosco, informando o país, a extensão e o domínio desejado.

  1. Dica importante

É preferível um nome longo e fácil de digitar do que nomes abreviados ou que necessitem ser soletrados. Caso sua empresa seja conhecida por vários nomes, convém registrar todos eles.