Escolher um nome de domínio quando existem muitas opções é muito fácil, mas os melhores nomes de domínios já estão em uso. Isso é devido ao fato de muitas empresas possuírem o mesmo nome fantasia ou nome próprio.

No INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), empresas de setores diferentes podem compartilhar do mesmo nome, desde que ninguém tenha solicitado o direito pelo mesmo, mas os nomes de domínios que terminam com .BR não diferenciam os setores. Por isso, caso o domínio com o mesmo nome e sufixo que você deseja registrar esteja sendo utilizado por outra entidade, você não terá direito ao mesmo, mesmo que o seu registro junto ao INPI tenha sido realizado antes.
Quanto às recomendações para a escolha do nome, as dicas mais relevantes são:

  • Escolha um nome de domínio que será facilmente lembrado pelos seus clientes ou pelo seu público alvo. Em alguns casos, o nome da empresa é pouco conhecido, mas o nome do produto é que lembra a empresa. Neste caso, o mais recomendado é registrar e divulgar o nome do produto como domínio. Ainda assim, é recomendável que o domínio com o nome da empresa também seja registrado.
  • Escolha o nome mais curto possível que seja relacionado ao nome da sua empresa. Nomes de domínio muito longos dificultam a memorização pelos clientes.
  • Escolha também um nome do domínio fácil de ser digitado. Se o nome de sua empresa possuir uma grande quantidade de caracteres ou composto por uma série de palavras estrangeiras, uma recomendação é criar uma sigla com as iniciais do nome. Mas evite abreviações pois isso aumenta o risco de erro quando alguém tentar acessar o seu site.