Em janeiro de 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu uma data importante para os usuários da rede mundial de computadores, mas conhecida como internet. A partir daquela data, no dia 17 de maio é comemorado o Dia Internacional da Internet. Sabemos que na internet encontra-se de tudo um pouco, mas você qual o papel dela nos projetos de ações sociais?

Como começou130502

Grande parte da população mundial faz uso da internet, mas nem todo mundo sabe onde e como tudo começou. Criada somente para fins militares no período da Guerra Fria, a população só começou a ter acesso à internet em 1990 e a partir disso vem mudando os hábitos das pessoas.

De tudo um pouco130503

Usamos a internet para tudo e em todo lugar, se tornou uma ferramenta de estudo, trabalho, compras, contratação de serviços etc. Vale destacar a grande participação das redes sociais na vida dos usuários. Foi a partir do Orkut, seguido pelo Facebook e Twitter, que os números dos sites de relacionamento crescem cada dia mais.

Campanhas e ações sociais130504

Em uma recente pesquisa realizada para a World Vision, comprovou que a internet é um meio muito eficiente para engajar pessoas em ações sociais, em especial os jovens. Os dados apontam que um grande número de adolescentes, principalmente mulheres, está mais consciente e apoia as necessidades da sociedade civil em função das mídias sociais e compartilham conteúdos relacionados.

Projetos do bem130502

O E-Solidário é um ótimo exemplo que integra responsabilidade social e ambiente online. Trata-se de um canal social que tem como principal objetivo reunir vários projetos sociais a possíveis doadores e voluntários. A rede não possui fins lucrativos e não cobra nenhum encargo, sua proposta é ajudar outros projetos, o bem fazendo um bem maior ainda.

Para conhecer mais o projeto acesse o site do E-Solidário.