Primeiro, vamos a uma pergunta: Sua empresa tem uma estratégia de atuação no Facebook? Quando se trata de redes sociais, hoje em dia é bom ficar atento. As informações correm e quando percebe-se, tomou uma proporção inimaginável. Por isso, é necessário pensar em como sua empresa se comporta nas internet, principalmente no Facebook.

O relacionamento com os clientes dentro do Facebook podem ajudar e muito na reputação e percepção da sua marca, ou algum erro também pode prejudicar . Por isso, é extremamente necessário o planejamento e seguir alguns protocolos.

Vale lembrar, que nas redes sociais você está aberto a críticas e elogios. Então, vamos dar algumas dicas para manter a “etiqueta” no Facebook:

Gentileza gera gentileza: Você já deve ter visto algumas pessoas saindo por ai reclamando de atendimento que recebeu em alguma loja, e com razão não é. No Facebook não é diferente, aliás dentro dele o mal atendimento pode tomar uma proporção ainda maior.

Na hora de tratar o cliente a gentileza é muito importante, principalmente ao lidar com consumidores que estão descontentes com algo, neste momento você pode ganhar ou perder este ou outros possíveis clientes.

Regularidade nas postagens: Neste ponto encontramos um erro bem comum praticado por algumas empresas, postam muito conteúdo em sua fanpage, tudo isso no prazo de 15 min e essa prática não é legal. É importante determinar uma frequência razoável de postagens, que não lote a timeline do seu consumidor de uma vez.

Conteúdo relevante: Belas imagens e poucas palavras podem fazer muito por sua marca. Faça um conteúdo que seu público gostaria de ver, informações e histórias relevantes. Afinal, de nada adianta somente quantidade de likes na fanpage, o engajamento é muito importante para a lembrança e visibilidade da sua marca.

As críticas podem surgir: Como dito anteriormente, quando sua marca está nas redes sociais, ela está aberta a sugestões e principalmente críticas, e estas quando não são resolvidas ou são mal atendidas podem espalhar e fazer muito mal para a imagem da empresa. Então, não ignore o cliente insatisfeito, procure solucionar o problema e atendê-lo da melhor forma possível.

Por último e não menos importante, procure profissionais para cuidar de suas redes, a experiência, o estudo e o planejamento fazem grande diferença na visibilidade e saúde da sua marca no Facebook.