A forma como os internautas lidam com os acontecimentos do dia a dia e os temas que afetam a sociedade comprova que o conteúdo muda e evolui, chegando a diversas plataformas sociais. Exemplo dessa realidade é a mudança no perfil do usuário do Facebook.

O que se percebe é que os internautas têm postado menos informação pessoal no Facebook, como selfies e fotos de passeios, festas, refeições. No lugar disso eles têm compartilhado mais vídeos e links que levam a reportagens, artigos e posts escritos por formadores de opinião. Isso signiica que os usuários têm reproduzido mais conteúdo ao invés de produzir.

A NOVA POSTURA DO USUÁRIO

A forma diferente de agir na plataforma é comprovada por números. Entre 2014 e 2015 houve diminuição de 21% nas postagens originais e de janeiro a abril de 2016 a queda foi de 15%. Diante desses números, o Facebook tem tentado reverter este fenômeno.

No mês passado, a publicação de tecnologia “The Information” revelou em relatório que o Facebook está levando a sério a mudança de comportamento dos usuários diante dos conteúdos.

É por isso que a rede social tem recordado os usuários de tantas lembranças do que foi compartilhado há alguns anos e o aplicativo dos smartphones convida a postar as últimas fotos feitas no aparelho. Outra tentativa de incentivar a produção de conteúdo individual e original é a ferramenta de vídeo ao vivo, que permite iniciar uma transmissão em tempo real pelo aplicativo para smartphone ou tablet.

MUDANÇAS NO FACEBOOK

O aspecto que mais contribui para a mudança no perfil dos usuários frente ao conteúdo é que eles estão entendendo melhor como funcionam as redes sociais e qual pode ser o impacto dos conteúdos que compartilhamos. Além disso, as pessoas têm se tornado mais conscientes do que compartilham e têm mais cuidado com os conteúdos que criam e com o que compartilha em sua página.

Outro elemento que tem feito as pessoas compartilharem menos as suas opiniões pessoais é o momento político de polarização e ódio que tem sido vivido. Para ficar fora da briga, muita gente prefere compartilhar a opinião apresentada por um nome conhecido.

IMPACTOS DA MUDANÇA

A mudança na relação do usuário com o conteúdo preocupa o Facebook porque a rede depende de bom conteúdo para se manter interessante e também porque o objetivo é ajudar as pessoas a se manterem atualizadas sobre o que acontece com a família e os amigos.

Diante dessa nova forma de lidar com o conteúdo, as marcas devem estar atentas aos estudos e recursos que o Facebook e outros canais de comunicação estão lançando e entender o que tem alterado a postura dos usuários e como aproveitar essa mudança para reforçar o conteúdo produzido e divulgado.