O Twitter é uma rede social muito utilizada no mundo todo e funciona através do conceito de microblogging, onde os usuários postam frases de até 140 caracteres, os chamados “tweets”. O grande diferencial do Twitter para empresas em relação a outras redes sociais é o fato das notícias se espalharem de forma muito rápida, sendo um grande portal de informação viral.

Interação direta com reação instantânea

Algo que chama muito a atenção dos consumidores é quando as marcas assumem uma postura mais humanizada, respondendo as dúvidas e reclamações de maneira individualizada e demonstrando preocupação com o consumidor. O Twitter é a rede social ideal para adotar essa postura. Como os usuários podem dar “retweet”, ou seja, repostar para os seus seguidores os outros tweets, respostas personalizadas de marcas acabam viralizando com mais facilidade.

Dicas práticas de como utilizar Twitter para empresas

Tweets institucionais, falando sobre a marca e divulgando novos posts e produtos são quase uma obrigação em toda página empresarial, mas para se destacar é necessário fazer além disso. É preciso criar posts que gerem engajamento e façam com que quem está lendo se sinta parte da empresa. Dependendo do seu produto, o humor é uma ótima saída. As pessoas gostam de marcas que as façam sorrir.

Como você tem que chamar atenção com poucas palavras, apenas 140 caracteres, é necessário instigar a curiosidade do leitor, criando uma expectativa para que haja clique no link. A limitação de caracteres pode assustar um pouco no começo, mas os usuários do Twitter estão acostumados com a alta velocidade de informação em um tamanho reduzido.

Este também é um espaço que pode ser utilizado para valorizar os colaboradores, mostrar um pouco da cultura da empresa por dentro e também para instigar a curiosidade dos consumidores para lançamentos de novos produtos. Apenas tome cuidado com a quantidade de postagens. O bom senso é essencial para dosar a quantidade de tweets. Não fique “desaparecido” nem poste demais. Postagens em quantidades excessivas pode acabar irritando os seus seguidores.

Ainda há muito mais dicas sobre como utilizar o Twitter para empresas, fique de olho no blog da Raddar que sempre terá novidade sobre marketing digital.

Somos uma empresa de criação de sites e marketing digital. Conheça nossa metodologia de trabalho e faça um orçamento agora mesmo.