O que são hashtags?

O uso de hashtags em redes sociais já é algo super comum na internet, sendo impossível falar em marketing digital e não citar alguma #hashtag. Criada e popularizada no Twitter, surgiu com o objetivo de reunir toda informação sobre determinado tema de interesse que estava sendo discutida pelos usuários da rede social. E é isso que ela e até hoje: uma forma de agregar conteúdo.

Uso de hashtags em redes sociais corporativas

Que as empresas fazem uso de hashtags em redes sociais já não é nenhum segredo. Atualmente, quase todo post corporativo está acompanhado de alguma #. Mas será que as pessoas estão utilizando essa ferramenta da maneira mais adequada?

Seja coerente

É necessário entender que as hashtags possuem uma função, não estão ali apenas para deixar o post mais bonito. As pessoas que clicam na tag estão procurando por algum tipo de conteúdo, sendo bem frustrante encontrar coisas que não tem nada a ver com o procurado. Imagine que sou uma empresa de café e coloco a hashtag #vodka nos meus posts. Não faz sentido e fará com que o público-alvo não encontre a minha publicação.

Gere engajamento

É possível utilizar hashtags em redes sociais como uma forma de gerar engajamento e participação do público-alvo. A sua marca pode criar uma #HashtagPersonalizada e pedir que as pessoas criem posts e incluam essa tag na legenda. Assim é gerado conteúdo de forma colaborativa e faz com as que pessoas se sintam parte da empresa.

Dicas gerais sobre o uso de hashtags em redes sociais

#eviteescreverumafraseinteiraassimtudojunto É muito difícil para ler! Dê preferência por tags curtas e não esqueça de inserir uma letra maíscula no início de cada palavra. #ParaFacilitar

Uma outra dica é procurar qual a tag que está bombando mais, gerando mais interação e inseri-la na sua postagem. As vezes tags do mesmo assunto possuem números diferentes. Você também pode realizar um teste A/B, postando hashtags diferentes em cada postagem e verificando qual gerou mais interação.

O uso de Hashtags é mais comum no Instagram e Twitter, mas também há a utilização no Facebook, Google+, Tumblr e Pinterest. Para o Instagram há uma dica bônus: Não coloque as hashtags na legenda do post, mas nos comentários, assim não fica tão poluído.

Para mais dicas acesse o nosso facebook.

Deseja ter uma rede social corporativa? Acesse agora mesmo o nosso site e conheça nossos serviços de Marketing Digital. Entre em contato agora mesmo.