O Social Média Marketing é o conjunto de ações e estratégias do marketing digital, que através das redes sociais, promovem marcas, produtos e serviços. Elas são um dos pilares que sustentam o inbound marketing e servem para alavancar o envolvimento e relevância dos conteúdos. Ampliando o contato e o relacionamento entre a empresa e seu público consumidor.

Uma das características do Social Média Marketing é o relacionamento. Nesse âmbito, o objetivo principal é criar o contato com seus clientes em potencial, fidelizá-los, e só então introduzir sutilmente a mensagem publicitária. Através das redes sociais é possível criar uma maior aproximação com o consumidor, conhecendo suas necessidades e interesses, a fim de criar estratégias eficientes para conquistá-lo e divulgar a marca.

Mas não pense você, que fazer Social Média Marketing é algo simples ou integralmente eficiente para a divulgação de uma empresa. Ele deve ser aliado a outras diversas estratégias de marketing digital e feito sob muitos cuidados. O conteúdo por exemplo, é algo que precisa ser extremamente bem elaborado. Deve apresentar relevância para o público e tem que ser customizado para cada rede social.

No Facebook, por exemplo, as postagens não podem ser muito frequentes, embora também não devam ser muito escassas. Imagens e vídeos junto aos posts são essenciais, pois recebem mais interação nessa rede social. Sem contar na inclusão de links, que facilita o acesso do usuário ao seu site ou blog.

No Instagram é extremamente importante investir em fotos de qualidade. A rede é completamente imagética e postar imagens de baixa qualidade agrega um aspecto negativo para a sua marca. Use as hashtags que se relacionam com o seu conteúdo. Assim você vai se destacar no feed e atrair novos seguidores.

No Linkedin a linguagem deve ser mais formal, já que a rede é de cunho profissional. Os conteúdos devem ser relevantes para a sua teia de contatos. Estudos de caso, dicas profissionais e novidades do mercado de trabalho são boas abordagens.

Já no Youtube se atente ao título do vídeo. Utilize palavras chave no nome e descrição do arquivo. Isso otimiza as possibilidades de ser bem posicionado nas buscas do Google. E o principal, mais uma vez, conteúdo! Seja atraente nos primeiros segundos do vídeo. Esse é o momento em que o usuário se decide se fica ou não, e se você não convencer, ele vai embora.

Além dessas quatro, existem outras inúmeras redes sociais que podem ser exploradas pelo marketing, mas lembre-se, cada uma tem o seu papel e conciliá-las aos demais pilares do inbound marketing é o que garante seu sucesso. Sozinhas elas não fazem milagre, o inbound makerting faz!