O algoritmo do Google mudou, e a empresa já declarou fazer mais de 300 alterações por ano. Tudo isso para melhorar a experiência do usuário na plataforma e derrubar sites que manipulam o sistema do Google para conseguir boas posições nos rankings da página.

Antes de tudo, devemos conhecer um pouco mais sobre as atualizações mais conhecidas da plataforma:

Criada em 2011, a atualização Panda, foi a primeira atualização do Google, é focada principalmente sobre a qualidade do conteúdo, ela dá prioridade à links mais relevantes e conteúdos mais detalhados.

Em 2013, foi lançada a atualização Hummingbird, essa melhoria permite aos usuários uma pesquisa mais rápida e precisa, onde podem encontrar rapidamente o que procuram quando digitam determinada palavra-chave no campo de busca.

A atualização Penguin foi lançada em 2014 com o intuito de acabar com links spam e links agressivos que manipulam os rankings de busca. Também em 2014, foi lançada a atualização Pigeon, que fornece resultados de serviços mais próximos aos usuários.

Agora que conhecemos as atualizações, separamos algumas dicas de como fazer a coisa certa quando há uma atualização:

  1. Mantenha a calma

Não perca o controle pelas mudanças quando o algoritmo do google mudar e você perceber resultados diferentes. Quando isso acontecer, não tenha ações inesperadas, procure saber mais detalhes sobre a mudança para, assim, tomar alguma decisão que vai melhorar os resultados da sua página.

  1. Tenha certeza que você não está usando alguma estratégia que manipula o Google

O Google costuma penalizar quem tenta conseguir bons rankings desonestamente, ou seja, que não tem um bom conteúdo ou não beneficiam o usuário.

Então se você está usando tática, pare agora e veja se ainda há tempo de desfazer.

  1. Confira seu Analytics diariamente

Observe como seu tráfego tem reagido, faça comparativos entre o tempo, para saber se as variações foram ocasionadas pela mudança no algoritmo ou se há outra razão.

  1. Melhore seu conteúdo

Se mesmo depois de aprender a lidar com o algoritmo novo seus resultados ainda não são satisfatórios, reveja sua estratégia.

Forneça conteúdos de boa qualidade, construa links de forma orgânica e escalável, invista no seu site para atrair visitantes.

  1. Mantenha-se atualizado

Você já produz um conteúdo de qualidade, então procure sempre atualizá-lo. Dessa forma, seus rankings irão sempre melhorar e nas próximas atualizações eles conseguiram se manter em alta.

Agende uma reunião na Raddar Digital e saiba como nossa equipe pode ajudar sua empresa a melhorar seus resultados no Google. Para mais informações sobre marketing digital, fique de olho em nosso blog e acompanhe as redes sociais: Facebook e Instagram.