Nesta segunda-feira (25) o Facebook anunciou mais mudanças no seu feed de notícias, segundo o site, a partir de agora posts que são conhecidos como “clickbait” (iscas de cliques, em tradução literal), serão bloqueados da timeline.

O Facebook define como “clickbait”, aqueles que possuem chamadas apelativas e textos sem informação suficiente do que o conteúdo que o usuário irá clicar. Você com certeza já viu este tipo de post como: “você não vai acreditar no que este cachorrinho fez, clique aqui.” O intuito é fazer os usuários clicarem nele através da curiosidade e serem levados para o site de origem, que nem sempre possuem grande relevância.errado papa clique

A rede social divulgou uma pesquisa dizendo que 80% dos usuários gostariam de saber mais do que se trata o link na manchete antes de clicar. Sendo assim, na tentativa de melhorar o conteúdo, apresentar postagens mais relevantes e os usuários ficarem mais tempo conectados na rede social, este tipo de post não terá mais vez no topo das timelines.

Mas você deve estar se perguntando, como o Facebook irá saber que o conteúdo é relevante ou não? Para isso ele vai medir o tempo que o usuário gasta lendo o artigo depois de clicar nele, e o quanto de engajamento ele gera, ou seja, comentando, curtindo ou compartilhando. Segundo o Facebook, o conteúdo é relevante quando o usuário passa mais tempo lendo.

E não para por ai, por último e não menos importante, tem mais uma mudança, o Facebook tem uma ferramenta de “postar como link”, e dará prioridade a ela, ou seja, quando você sobe uma foto e na descrição coloca o link do blog, ou site juntamente com uma legenda, não terá mais destaque, agora a prioridade é post com o formato tradicional de link.

Veja um exemplo:

Certo:

certo_link

Errado:

errado_link