AIDS, HIV

Prevenir é sempre o melhor remédio, mas obter um diagnostico precoce pode salvar milhões de vidas.

Você realmente sabe o que é o AIDS?

A AIDS, Acquired Immune Deficiency Syndrome que em português significa, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. HIV Human Immunodeficiency que em português significa Vírus da Imunodeficiência Humana.

O HIV simplesmente é um vírus que destrói o sistema imunológico do nosso organismo, causada por fatores externos. A infecção do HIV tem um período de incubação prolongado até que sintomas da doença sejam visíveis tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças. Hoje com o avanço da ciência o diagnostico da AIDS considerada uma doença crônica (doença que não tem cura), a pessoa contaminada pode ter uma vida longa e de qualidade, mas sem esquecer, de forma limitada e algumas com algumas restrições como o uso do coquetel de medicamentos e visitas médicas e exames diários.

Sintomas da doença

Os sintomas são similares como a qualquer outra doença, por isso é sempre indicado o teste a partir de coleta de sangue periódicos da AIDS, os sintomas são: febre prolongada com calafrios, dores de cabeça, garganta, e musculares, manchas pelo corpo, ínguas na região das axilas, pescoço e virilha que demoram a sumir.

Como acontece o contágio?

Ao longo dos anos muita informação incorreta de como se pega AIDS foram disseminadas pela falta de conhecimento e medo gerado na década e 20 quando a doença surgiu e não existir tratamentos mais desenvolvidos. As únicas formas de contágio são:

  • Sexo sem camisinha por pessoas infectadas
  • Compartilhar seringa e agulha por pessoas infectadas;
  • Transfusão de sangue por pessoas infectadas;
  • Mãe infectada pode infectar seu filho na gravides, parto e amamentação;
  • Instrumentos cortantes não esterilizados.

Previna-se!

O uso da camisinha ainda é a forma mais eficiente de se prevenir, muitos estudos e pesquisas realizadas na Universidade de Wisconsin nos Estados Unidas recentemente comprovam, o uso correto do preservativo em todas e qualquer tipo de relação sexual previne e apresenta eficácia de 90-95% a transmissão do HIV, ou seja com maior frequência do uso da camisinha menor o risco de contrair o vírus HIV.

Prevenir é melhor que remediar, agora que você já tem conhecimento sobre como se prevenir cuide-se porque sua vida vale muito para muitos.