SEO é a sigla usada para Search Engine Optimization – ou Otimização para Mecanismos de Busca. Trata-se de um conjunto de técnicas de otimização para sites e blogs com o objetivo de alcançar melhores resultados nos rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para um site ou blog. Para entender as características e vantagens das técnicas de SEO, continue a leitura.

Por que investir em técnicas SEO?

Toda empresa que investe em Marketing Digital deseja alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca, porém esse resultado exige muito esforço e trabalho. Para que sites, e-commerces e blogs consigam chegar na primeira página do Google, é fundamental investir em uma estratégia capaz de otimizar resultados e garantir um bom posicionamento.

O segredo para alcançar esse objetivo são as técnicas de SEO, que criam maiores chances da marca se destacar de forma orgânica e atrair mais visitantes.

Funcionamento do Google

O Google utiliza diversos critérios para rastrear, analisar e criar um índice para classificar os sites. Isso permite que as ferramentas informem os resultados mais relevantes para o que o usuário procura.

Fatores de rankeamento para técnicas de SEO

Funcionamento das técnicas de SEO do Google

Funcionamento das técnicas de SEO do Google

As páginas passam por diversos algoritmos que as indexam e classificam de acordo com a relevância para o usuário. Para entender o que mais conta para esses índices, confira algumas definições sobre as técnicas de SEO para o Google:

Técnicas de SEO On Page

  • Qualidade do conteúdo

O Google conta com um algoritmo que identifica conteúdo de baixa qualidade e otimiza os resultados para o público, por isso quanto melhor for o conteúdo, maiores são as chances do site aparecer nas primeiras páginas.

  • Tamanho do conteúdo

Aqui não existe uma regra: as técnicas de SEO definem que o mais importante é que o texto agrade à persona e responda as dúvidas do leitor de forma clara e completa.

  • URL amigável

É o endereço da sua página. Para que possua melhor rankeamento, as dicas são usar a palavra-chave do texto para os leitores clicarem e serem direcionados para a página, evitar muitos elementos e números em listas.

  • Site direcionado para o usuário

A experiência é um fator que conta muito para o Google. Por isso, a recomendação é que o site seja totalmente direcionado para o usuário e que as técnicas de SEO sejam usadas para proporcionar uma boa experiência, não para tentar enganar o algoritmo do Google.

  • Hierarquia de informações

Construir uma hierarquia clara significa definir o que o usuário deve ler primeiro, demonstrando o que é mais relevante. Além disso, inserir links para outras páginas do site também é importante, porque cria uma navegação intuitiva e possibilita que o usuário conheça várias páginas.

  • Técnicas de SEO simples

Para que o site seja bem rankeado pelo Google, outra dica importante é usar palavras-chave, relacionando o conteúdo a um tema específico. O título da página, as imagens e a URL também precisam conter esse termo.

  • Site responsivo

Como falamos no texto sobre a importância do site responsivo, desde 2015 o Google tem aplicado punições severas para sites que não são adaptados para diferentes resoluções. Isso significa que se o site não é otimizado para dispositivos móveis, o Google não vai classificar bem as páginas e a busca orgânica será menor.

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