Nos tempos atuais, é quase impossível falar de comunicação digital sem falar do marketing de conteúdo. Ele é essencial para quem deseja chamar a atenção dos clientes de uma forma interessante e se destacar da concorrência.

Quer saber quais são as melhores práticas e como conseguir clientes utilizando essa metodologia? Continue lendo.

O que é o marketing de conteúdo?

Muito provavelmente você já deve ter sido atingido por um conteúdo interessante sobre um produto ou serviço que queria comprar em algum lugar da internet. O marketing de conteúdo é justamente isso: uma metodologia que se utiliza da geração de conteúdo relevante para o seu cliente, que fará com que ele conheça a sua marca e tenha uma percepção positiva dela.

Quais são os benefícios de utilizar o marketing de conteúdo para minha empresa?

Muitas empresas no Brasil já se utilizam do marketing de conteúdo, que além de gerar um posicionamento favorável da sua marca, também ajuda em outros aspectos.

Aumento do tráfego no site

Muitas pessoas utilizam o Google para fazer todos os tipos de pesquisa, sejam de produtos, serviços ou qualquer outro tipo de assunto. Se você gera um conteúdo de relevância para quem está procurando qualquer uma dessas situações, o seu site irá ficar no topo das pesquisas e consequentemente será o mais acessado.

Gera reconhecimento de marca

Quanto mais o seu conteúdo for relevante, mais pessoas irão reconhecer a sua marca como autoridade no assunto e como referência no produto ou serviço que você oferece.

Gera vendas

O principal objetivo do marketing tradicional é gerar vendas, e com o marketing de conteúdo não é diferente. Só que o marketing de conteúdo percorre toda uma jornada que vai deixar o seu provável cliente ainda mais propenso à tomada de decisões.

Como utilizar o marketing de conteúdo a favor da minha empresa?

Fazer marketing de conteúdo não é simplesmente montar um blog e escrever sobre o que você gosta ou acha interessante.

O correto é fazer um planejamento bem estruturado de qual serão os temas, as palavras chave e a linguagem que será utilizada, além de definir quais são os objetivos que você deseja atingir com esses textos (vender um produto, informar sobre um serviço, oferecer um material técnico, etc…)

Definição de personas e escolha dos melhores canais para divulgação

Quando você monta uma estratégia que utiliza o marketing de conteúdo, uma das etapas essenciais é definir as personas (montar uma pessoa ideal que teria interesse pelo seu conteúdo, por exemplo: Ana – mulher de 25 anos, casada, que se interessa por exercícios físicos e que gosta de comer castanhas) e quais são os melhores canais para se divulgar isso.

O blog e as redes sociais são os canais mais utilizados para uma estratégia de marketing de conteúdo assertiva, já que é onde a maioria das pessoas está e que oferece possibilidades de interações como comentários, curtidas, geração de tráfego para o site e até vendas.

Alguns canais também são específicos para cada segmento, por isso fazer uma boa pesquisa sobre em quais lugares você deve colocar o seu conteúdo é uma ótima opção.

Produção de conteúdo

Na hora de trabalhar com uma estratégia de marketing de conteúdo, lembre-se de atentar para o tamanho e a linguagem do texto que será produzido.

Utilizar frases curtas, palavras que chamam a atenção e trabalhar com a otimização para os motores de busca é fundamental para que um conteúdo seja relevante para o usuário.

Mensuração

Como o marketing de conteúdo também é utilizado para auxiliar no processo de fechamento de vendas é importante que você faça a mensuração dos resultados. Por isso não se esqueça de colocar em seu sistema ou ter um CRM de vendas onde o contato possa ser inserido e você meça de onde veio cada contato, sejam das estratégias de marketing digital (onde o marketing de conteúdo está inserido) ou de qualquer outra ação.

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