Como explicamos neste texto, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que atraem voluntariamente clientes potenciais ao site da empresa. Por seu perfil de atração, cada vez mais empresas estão aderindo ao método para conquistar clientes, reforçar sua autoridade no mercado e gerar mais vendas. Pensando nisso, a seguir desvendamos o novo perfil do consumidor e explicamos como usar o Inbound Marketing para gerar vendas.

O novo perfil dos clientes

O novo consumidor tem cada vez mais poder e independência no processo de compra e exige conteúdos ricos, inteligentes e personalizados, que venham com informação baseada em seu comportamento e histórico. Isso significa que o consumidor atual é crítico e exigente ao fazer suas escolhas e busca interação com as marcas que gosta.

Inbound Marketing para gerar vendas: o que é?

Venda Inbound é aquela em que os vendedores usam os Leads para trabalhar de forma mais direta e rápida. O método de Inbound Marketing para gerar vendas se baseia no funil de vendas, que representa o caminho percorrido pelos consumidores até o momento da compra. Para entender melhor esse processo, continue lendo.

Como funciona o Inbound Marketing para gerar vendas?

A comunicação da empresa deve estar integrada aos conceitos de jornada de compra e funil de vendas. Nesse cenário, é necessário seguir algumas etapas de Inbound Marketing para gerar vendas e alcançar os resultados esperados.

  • Aquisição

O primeiro passo do Inbound Marketing para gerar vendas é obter os dados dos consumidores e gerar leads. Para isso, são desenvolvidas diferentes estratégias para o funil de vendas:

  1. Topo: pode ser um e-book, que funciona como uma isca.
  2. Meio: pode ser criada uma ferramenta para ajudar o lead a descer o funil.
  3. Fundo: podem ser feitas landing pages alinhadas com o fundo do funil e com opção de orçamento.
  • Leads

A partir dessa etapa a empresa obtém informações, como e-mail, sexo, idade, remuneração e tamanho da empresa, o que ajuda a qualificá-los.

  • Qualificação

Nessa etapa do Inbound Marketing para gerar vendas é hora de usar as informações obtidas para verificar se o lead está alinhado com a persona e o quão qualificado ele está.

  • Oportunidades

Esse é o momento de analisar as informações recebidas e os conteúdos que o lead consumiu para decidir se ele deve ser abordado de forma mais comercial. Nesse ponto, Inbound Marketing para gerar vendas ajuda a definir quais leads servirão para alguma ação comercial e quais ainda precisam ser mais nutridos.

  • Lead qualificado

Depois de definir quais leads estão qualificados, a empresa deve começar a impactar os consumidores com ofertas para gerar venda.

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