Inbound Marketing, também chamado de “marketing de atração”, é um conjunto de estratégias que atraem voluntariamente clientes potenciais ao site da empresa. Isso significa que essa nova forma de fazer marketing baseia suas ações no relacionamento e educação do consumidor, garantindo que o cliente procure a empresa e não o contrário.

Como funciona o Inbound Marketing

Uma das principais bases do Inbound Marketing é o marketing de conteúdo, que se concentra na criação e compartilhamento de materiais de qualidade para atrair as pessoas certas. Além de educar a audiência, esse conteúdo tem o objetivo de transformar a empresa em referência no assunto e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

Metodologia do Inbound Marketing

A estratégia de Inbound Marketing reúne a criação de conteúdo com automação de marketing e possui uma metodologia baseada em cinco ações:

  • Aumentar a visibilidade de seu negócio;
  • Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Gerar conteúdos que fazem diferença;
  • Otimizar o processo de vendas.

Etapas do Inbound Marketing

A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas e envolve diversas ações que se complementam. Entenda cada uma delas:

ATRAIR

Nessa etapa o Inbound Marketing foca suas ações na construção de materiais e conteúdos interessantes, atraindo pessoas que se interessaram pelo assunto, sendo muito mais engajadas e propensas a consumir o produto. Para isso, a dica é usar os seguintes recursos:

  • Blog
  • SEO
  • Links patrocinados
  • Redes Sociais

CONVERTER

Para avançar no processo de compra do produto ou serviço, o visitante precisa virar Lead. Nessa etapa, o usuário deve ser motivado a passar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício. Os elementos que podem ajudar a transformar os visitantes em Leads são:

  • Criação de ofertas
  • Landing Pages
  • Otimização de Conversão (CRO)

RELACIONAR

A produção de conteúdo deve ser focada em diversos problemas e estágios de compra. Por isso, é necessário identificar os estágios em que se encontram os Leads e fazê-los avançar na jornada, acelerando o processo de compra. Os materiais que ajudam nessa etapa são:

  • E-mail marketing
  • Automação de marketing
  • Lead Nurturing

 

VENDER

Todo o trabalho de geração e nutrição de Leads converge para essa etapa: produzir demanda e gerar oportunidades de negócio para a empresa. Para levar o consumidor à compra, as principais ferramentas são:

  • Lead Scoring
  • Inbound Sales
  • Customer Relationship Management

ANALISAR

Essa etapa envolve o processo de monitoramento das interações do público com o site, posts e campanhas, o que permite otimizar o trabalho e direcionar os esforços. Algumas ferramentas disponíveis para essa missão são:

  • Web Analytics
  • RD Station

Para saber como essas ferramentas podem ser usadas e como sua empresa pode ser beneficiada, fale com quem é referência no assunto! Acompanhe nosso blog, agende sua visita e converse com os especialistas da Raddar Digital.