Antes de fechar um projeto ou negócio, é natural que as pessoas se questionem sobre as garantias de seu investimento. Quando colocamos essa situação no cenário da internet, as dúvidas parecem ser ainda maiores, afinal essa área ainda é uma novidade. Por isso, selecionamos algumas questões que devem ser analisadas e explicadas para que o cliente saiba quais são as garantias do marketing digital e entenda os benefícios dessa estratégia para sua empresa.

Metas versus Garantias do Marketing Digital

O atendimento ao cliente deve ser feito sempre de forma clara e objetiva, garantindo que ele compreenda seu trabalho. Isso permite o alinhamento da expectativa dos resultados e cria uma relação de confiança e respeito entre cliente e prestador de serviço.

Para alinhar as expectativas é necessário traçar metas e definir quais estratégias serão utilizadas para alcançar os objetivos. Para entregar o melhor resultado, o profissional de marketing digital deve analisar a pertinência do que o cliente espera, compreender o escopo de trabalho e determinar quais resultados devem ser atingidos, qual o prazo para alcançar os objetivos e quais indicadores de desempenho devem ser analisados.

Assim, ao invés de falar em garantias do marketing digital, a missão do profissional deve ser definir metas realistas e se comprometer com a realização das ações que não dependem de fatores externos.

Comprometimento com o cliente

Antes de definir as metas, é essencial analisar os aspectos que têm impacto direto na execução do trabalho e no resultado esperado e explicar para o cliente como cada fator se aplica ao processo. Confira o que analisar:

  • Do que preciso para produzir meu resultado?

Ao definir o escopo, faça um levantamento de todos os aspectos necessários para atingir o objetivo traçado, considerando tanto os fatores internos quanto externos.

  • O comercial está treinado?

A equipe comercial precisa estar devidamente treinada para quebrar as objeções dos clientes e fechar um negócio. Dessa forma, é necessário saber o nível dos vendedores para entender se a falha está na argumentação ou na geração de leads.

  • Quanto tempo demora para o comercial entrar em contato?

É necessário que o cliente exponha quanto tempo a equipe comercial leva para entrar em contato após a campanha de marketing digital gerar um lead. Se o comercial levar dois ou três dias para responder, por exemplo, é provável que o cliente feche com outra empresa. Por isso, não é adequado que o responsável apenas por gerar o lead dê garantias do marketing digital, pois as ações dependem também de outras áreas.

Afinal, é possível dar garantias do marketing digital?

O profissional de marketing digital deve se comprometer em entregar a sua parte do projeto com a máxima qualidade, não focando em resultados. Além disso, é importante ter total conhecimento sobre o público do seu cliente e buscar a melhoria contínua, através da análise do que deu e do que não deu certo.

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