A era digital deu início a um momento de rápidas transformações. Com isso, é preciso buscar ferramentas inovadoras que permitam aproveitar as oportunidades e desenvolver novas habilidades. Para saber como aplicar essas novidades no contexto de cada empresa, é necessário primeiro entender o que é a maturidade digital e em qual estágio o negócio se encontra.

Para entender esse conceito e descobrir o que o marketing digital pode fazer por sua empresa, acompanhe a leitura.

A importância do marketing digital

A internet se torna cada dia mais presente na vida das pessoas, transformando também as relações. O novo consumidor passou a pesquisar os melhores preços, buscar informações sobre determinado produto ou serviço e até mesmo descobrir mais sobre um problema. Diante disso, a forma como as marcas se posicionam precisou evoluir.

A esse processo se deu o nome de Marketing Digital, que é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet por meio de diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

Entendendo a maturidade digital

O novo cenário apresentado exige que as empresas estejam na internet caso queiram ser lembradas. Porém não basta ter um site ou perfil nas redes sociais, é preciso ter conhecimento sobre os recursos e plataformas oferecidos e, principalmente, entender as implicações de seu uso.

Maturidade digital se refere então ao desenvolvimento e aplicação de estratégias digitais claras e interconectadas que sejam capazes de transformar processos e engajar pessoas.

As organizações menos maduras normalmente privilegiam tecnologias individuais e possuem foco operacional com estratégias de Treinamento e Desenvolvimento. Já nas organizações com maior maturidade digital, o foco são as pessoas e as estratégias visam a transformação do negócio por meio da Educação Corporativa.

Curva de maturidade digital

Conheça cada passo da curva de maturidade digital e confira as características de cada estágio.

  1. Coleta de Dados: mensuração do desempenho dos canais, monitoramento, captura e coleta de dados para uso em marketing e negócios.
  1. Integração de Dados: conexão e correspondência dos dados de marketing com outras áreas da empresa para criar uma visão completa do negócio.
  1. Inteligência e Análise: aplicação de processos de organização, descoberta e extração de conhecimento por meio de dados coletados e integrados, otimizando e dando suporte às decisões, além de gerar valor para o negócio.
  1. Ativação e Otimização: automação da experiência do consumidor através de dados aplicados na gestão de mídia, conteúdo e contexto.

Para entender como essas inovações podem ser adotadas no contexto da sua empresa e conhecer cada etapa desse processo, conte com quem é referência no mercado. A Raddar Digital analisa seu negócio e aponta os recursos e caminhos necessários para evoluir sua maturidade digital e alcançar os melhores resultados. Marque uma reunião com nossos especialistas.