Engana-se quem pensa que fazer marketing em épocas de crise econômica é uma insanidade. Pelo contrário! Essa estratégia é uma poderosa ferramenta para impulsionar resultados, afinal, por meio dela é possível encontrar oportunidades nos cenários menos prováveis, bem como estabelecer metodologias eficientes para alcançar resultados com os recursos à disposição.

Em outras palavras, o marketing é um poderoso aliado para que empresas de todos os segmentos possam se fortalecer e sair de um período turbulento com muito mais energia. Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura e descubra como construir uma máquina de resultados.

Como a economia repercute em seu negócio?

Antes de repensar seu modelo de negócio ou até mesmo definir novas estratégias, é fundamental entender como de fato uma crise econômica pode comprometer sua empresa. Em via de regra, espera-se uma queda acentuada no volume de produção, vendas e, consequentemente, uma drástica redução no faturamento.

Entretanto, cada organização pode sentir os efeitos de formas distintas, afinal, é preciso levar em consideração variáveis importantes, como o segmento em que se está inserido e o tamanho da empresa. Portanto, a instauração de recessão pode ser extremamente relativa.

Por isso, é importante estabelecer parâmetros que tenham por objetivo analisar os aspectos em que o seu negócio poderá ser realmente comprometido. Ademais, não podemos esquecer que muitas oportunidades surgem em situações adversas, portanto, uma crise pode ser eventualmente benéfica.

Qual a importância do marketing nessa tarefa?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o Marketing vai além da criação de anúncios, veiculação de propagandas e publicidade de modo geral. Na prática, essa atividade tem por objetivo adaptar o modelo de negócio de modo que a marca se torne cada vez mais relevante e consolidada. 

Outra vertente essencial é a geração de engajamento, baseada no relacionamento com os consumidores. Vale destacar que além de produtos e serviços excelentes, as pessoas estão buscando por experiências em compra, envolvimento com a marca e na geração de valores. Nesse sentido, o marketing se torna uma ação ainda mais importante, especialmente por conta de sua abordagem.

Quais ações práticas para driblar a crise?

O meio digital é um universo completamente amplo e fonte de recursos inesgotáveis. Por isso, muitas empresas de diversos setores têm se posicionado na rede para se estabelecerem — mesmo durante recessões econômicas —, conquistando clientes de forma sólida e constante. 

Mas, afinal, o que fazer para recuperar os resultados perdidos por conta da falta de um planejamento adequado? É o que vamos mostrar a seguir. Confira!

Aproveite as oportunidades

Em meio a crise, é muito comum que muitas empresas fiquem passivas diante dos acontecimentos. De acordo com levantamento recente, cerca de 600 mil pequenos e médios empreendedores fecharam as portas por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, por exemplo.

Entenda melhor quem é o seu cliente

Como diz um antigo ditado, o “cliente tem sempre razão”. Isso significa literalmente que é fundamental ouvir o que eles têm a dizer. Ou seja, é preciso entender o que o seu público e potenciais consumidores esperam da sua marca ou negócio. Assim, entender a realidade dessas pessoas é uma alternativa interessante para se consolidar em meio a elas.

Estabeleça metas diárias

Em função da queda no número de vendas, é natural que a falta de disciplina impere entre as distrações que comprometem os resultados de uma empresa. Nesse sentido, é muito importante criar objetivos para determinar de maneira mais acertada se o dia de trabalho foi realmente improdutivo.  Assim, é possível gerar um empenho maior para melhorar os resultados bem como visualizar claramente a condução do seu negócio ao longo do tempo.

Invista em serviços de atendimento ao consumidor

Originalmente, o SAC foi desenvolvido para se tornar um canal exclusivo para receber pedidos, responder dúvidas e registrar reclamações (e sugestões também). Entretanto, esse modelo se tornou obsoleto, principalmente em função da dinâmica do comportamento de compra. Por isso, oferecer respostas rápidas, resolvendo problemas é um importante diferencial para quem está com dúvidas.

Concluindo, para voltar a crescer é preciso se posicionar diante da crise, criando alternativas para transformar o seu negócio, alcançando novos públicos e aproveitando os espaços que as recessões trazem consigo. Nesse contexto, o marketing digital é uma poderosa ferramenta para alcançar melhores resultados.

Agora que você já sabe porque investir em marketing, que tal conferir como a Raddar Digital pode auxiliar o seu negócio? Basta entrar em contato conosco pelo WhatsApp.