Marketing de Conteúdo é todo material relevante e de qualidade criado com o objetivo de educar, informar ou entreter um futuro ou atual cliente. A estratégia auxilia no processo de compra e garante mais visibilidade e autoridade para a marca, criando uma percepção positiva do seu negócio.

Para entender o que é marketing de conteúdo e como ele pode contribuir para os bons resultados de sua empresa, continue lendo.

Afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Cada vez mais empresas estão reconhecendo a importância da internet para seu negócio e adotando estratégias de marketing digital para alcançar sucesso. Para acompanhar esse crescimento, novas técnicas e práticas são desenvolvidas para aumentar o alcance das marcas.

Uma das principais técnicas atualmente é o Marketing de Conteúdo, que engaja o público-alvo e promove o crescimento da rede de clientes por meio de criação de conteúdo relevante e de interesse, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas.

Como funciona o Marketing de Conteúdo?

O marketing tradicional tem se tornado menos eficiente, afinal hoje o público possui mais poder para pesquisar e escolher produtos e serviços e o marketing deve focar em engajamento e percepção positiva da marca.

Para alcançar esse posicionamento, a principal ferramenta é a criação de conteúdo realmente útil e interessante, que seja capaz de atingir o público certo no momento em que ele mais precisa para então estar apto a oferecer seu produto ou serviço como solução.

O Marketing de Conteúdo gera valor para os leitores, atraindo cada vez mais usuários que terão vontade de compartilhá-lo com outras pessoas. Essa interação do público com o conteúdo divulgado cria uma visão positiva da marca, que fica na lembrança das pessoas.

Etapas de criação de uma estratégia de conteúdo

O Marketing de Conteúdo eficiente deve se basear em uma estratégia organizada e estruturada que consiste, basicamente, em três etapas:

  • Planejamento

Antes de iniciar a produção de conteúdo, é essencial executar o planejamento. Essa etapa envolve entender como o conteúdo será usado, seus objetivos e quais são os indicadores de sucesso. Com esses elementos definidos será possível desenvolver um conteúdo mais interessante mensurá-los posteriormente.

  • Execução

Depois de terminar o planejamento, é o momento de passar para a prática e executar o que foi definido como estratégia de Marketing de Conteúdo, mantendo a frequência de geração e distribuição de conteúdo.

  • Mensuração

Atualmente, existem várias métricas que podem ser seguidas em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Para que essa etapa seja realmente eficiente, a dica é focar apenas nos indicadores que são realmente essenciais para o seu negócio.

Os KPIs, também chamados de indicadores-chave de performance, revelam informações suficientes para saber como melhorar a estratégia.

Objetivos do Marketing de Conteúdo

  • Aumentar a visibilidade na internet: o algoritmo de busca do Google já consegue perceber o que é um conteúdo relevante para o usuário, por isso a criação de conteúdos de qualidade tem ampla influência nas estratégias de SEO.
  • Aumentar interação com a marca: o Marketing de Conteúdo também auxilia na interação com sua marca, pois possibilita que os clientes conversem com sua empresa, tirem dúvidas e enviem sugestões.
  • Nutrir a base de leads: com o Marketing de Conteúdo é possível nutrir Leads com material relevante para prepará-los para o momento ideal da compra, não sendo necessário descartar diretamente um prospect despreparado.
  • Reduzir o custo de aquisição de clientes: empresas que investem em marketing e SEO aumentam as chances de serem encontradas de forma orgânica e recorrente, sem precisar gastar com anúncios para adquirir um cliente novo.
  • Ganhar confiança do público e adquirir propagadores de sua marca: criar conteúdo de qualidade permite que sua empresa se torne autoridade no mercado e ganhe confiança entre o público. Isso faz com que a empresa seja lembrada com muito mais frequência do que as concorrentes.
  • Melhorar a experiência pós-venda: através de FAQ, central de ajuda, treinamento online ou fluxo de e-mail marketing focado no cliente, o Marketing de Conteúdo garante a fidelização do cliente.

Ficou interessado? Entre em contato com os nossos especialistas e saiba o que a Raddar Digital pode fazer por sua empresa. Agende uma visita e acompanhe as novidades e informações em nosso blog.