Você já teve ter escutado as palavras “relevância”, “estar na primeira página” e “alcance orgânico”. Para conquistar tudo isso, uma das estratégias mais importantes do marketing digital é o link building. Ele permite que o link do seu site esteja em outros domínios, ajudando a ter melhores resultados e alcançar as metas que estão por trás dos termos listados acima.

Para entender o que é esse termo e como utilizá-lo, continue lendo.

O que é e como funciona o link building?

O link building é o trabalho/tática de adquirir links de outros sites. Ele funciona com endereços internos e externos do seu site, em que cada um ajuda a deixar sua página bem colocada em sistemas de buscas como o Google.

De uma forma simplificada, o link building é utilizado para acrescentar seus links em seu site e também em outros sites ou blogs para criar relevância dentro dos mecanismos de buscas. Quanto maior o site, mais alta será a pontuação do conteúdo e mais facilmente ele aparecerá no topo das pesquisas.

Qualidade x Quantidade: dicas para utilizar o link building

A qualidade e a quantidade dos links que indicam para o seu site são fundamentais para a posição dentro das pesquisas. Por isso, são parte importante do trabalho de link building. Se o seu link estiver em sites de qualidade, como G1, Uol e outros grandes portais, a chance dele aparecer numa posição mais alta é maior.

Para isso, é preciso utilizar algumas técnicas que vão melhorar os links do seu site.

Técnicas para melhorar os links do seu site

Para deixar o link building do seu site perfeito, algumas técnicas são necessárias. Elas consistem em encontrar as melhores opções dentro de sites e blogs, além de criar conteúdos relevantes e proprietários dentro do que o seu público busca.

As principais dicas são:

  • Faça parceria com blogs e sites que tenham conteúdo parecido com o seu, mas que sejam de outros domínios.
  • Divulgue o seu conteúdo nas redes sociais.
  • Atualize as páginas antigas com links atuais do seu site ou blog.
  • Escreva conteúdos relacionados ao assunto que você já aborda.
  • Trabalhe com outros formatos de conteúdo, como vídeos e podcasts.

Ficou interessado e quer começar agora mesmo a produzir conteúdos para melhorar a posição do seu site no Google? Fale com nossa equipe e saiba como fazer um link building de qualidade.