A definição da linha editorial de conteúdo é um passo fundamental no trabalho de Marketing Digital, pois permite criar uma base sólida de trabalho e determinar o que será produzido em cada mídia, como Facebook, Instagram e Youtube.

Pensando nisso, selecionamos os principais tópicos que uma linha editorial de conteúdo deve apresentar e quais os principais aspectos para analisar e impulsionar os esforços de conteúdo. Confira!

Itens essenciais para a criação de uma boa linha editorial de conteúdo

Uma boa linha editorial de conteúdo é aquela que busca entregar ao público materiais que sejam úteis e resolvam algum problema. Porém, para chegar nisso é possível seguir algumas dicas básicas:

  • Data de Publicação

Determine e documente a data em que o conteúdo precisa ser publicado e sempre cumpra o prazo estabelecido.

  • Data de vencimento

A criação da linha editorial de conteúdo deve trazer também a data de vencimento do projeto, que inclui a elaboração e edição do conteúdo antes da data de publicação para verificar a edição final completa.

  • Título

Defina um título forte para começar a produção do conteúdo. Mesmo que esse item mude um pouco à medida em que o conteúdo for desenvolvido, é importante ter um ponto de partida sólido.

  • Formato

Ao definir a linha editorial de conteúdo, especifique o tipo material que será criado, pois alguns formatos diferentes incluem blog, vídeo, imagens e infográfico.

  • Categoria

Separe os assuntos relacionados ao seu negócio por grupos, garantindo que o conteúdo possa ser dividido em vários segmentos.

  • Palavra-chave

Preencha a linha editorial de conteúdo com as palavras-chave para que elas sejam lembradas durante a execução da tarefa.

  • Persona

A persona é essencial na construção da sua linha editorial de conteúdo, pois permite que você saiba para quem está escrevendo e possibilita a criação de conteúdos mais pessoais.

  • Chamada à ação

Evidencie no planejamento da linha editorial qual deve ser a conclusão da peça, seja uma chamada para comentário ou compra.

Como saber se a linha editorial de conteúdo está sendo efetiva?

Use as métricas para entender quais formatos são mais aceitos pela persona e use essas informações para adaptar melhor sua linha editorial de conteúdo às expectativas e características do público.

A produção de conteúdo é uma das formas mais eficazes de engajar e se relacionar com o público-alvo. Para saber como a linha editorial de conteúdo pode ajudar na criação textos e posts que garantem melhores resultados para sua empresa, fale com quem é referência no assunto! Agende uma visita com a Raddar Digital e acompanhe novidades pelas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.