A taxa de conversão é a principal métrica para quem investe na internet com o intuito de buscar mais vendas e lucros. Juntamente com outras métricas, elas têm a função de analisar o desempenho das campanhas online para saber se o investimento está trazendo o retorno esperado. Para te ajudar a entender o que é conversão e qual a importância dessa métrica para o marketing digital, continue lendo.

O que é a taxa de conversão?

Conversão é um termo muito recorrente quando se fala em e-commerce e negócios que utilizam a internet. Diante desse contexto, a taxa de conversão é um bom parâmetro para entender o alcance da campanha e avaliar se as estratégias aplicadas estão sendo eficazes.

Importância da taxa de conversão

Taxa de conversão é um indicador que acompanha os resultados dos negócios. Ela permite monitorar o desempenho da empresa e os resultados obtidos por ela, apontando também as estratégias que têm sido eficazes para a geração não só de visitas, mas de leads e vendas.

O objetivo da conversão é atrair clientes em potencial para então criar meios para que esta pessoa avance nas etapas que compõem o funil de vendas até ser possível converter o lead em vendas.

Tipos de conversão

  • Compra

O modelo mais clássico e conhecido de conversão é aquele em que uma ação leva a pessoa a comprar um produto ou serviço. Um exemplo é quando se faz uma campanha de mídia paga para a venda de um produto, o visitante acessa seu anúncio, escolhe o modelo do produto e finaliza uma compra.

  • Chamada

Outra ação que contribui para a análise da taxa de conversão é quando um visitante executa uma ação através de uma chamada presente no seu site, como baixar um guia, um infográfico, um e-book ou qualquer material que tenha o objetivo de atrair a atenção do usuário e convertê-lo em lead.

  • Social

Conversão social é o tipo de conversão que acontece quando o visitante paga o produto com o compartilhamento em alguma de suas redes sociais.

  • Inscrição

Outro tipo de conversão bastante comum são as campanhas de e-mail marketing. Essas ações têm uma chamada para ação que permite uma conversão, como a compra de um produto ou o download de um e-book exclusivo ou outras ofertas que podem ser oferecidas pelo site.

Como calcular a taxa de conversão

Para chegar à taxa de conversão de uma campanha, é preciso ir além do número de vendas, de cliques ou de cadastros. Para encontrar um resultado preciso a dica é dividir o número de pedidos pelo número de visitas e multiplicar por cem. Veja o exemplo:

Caso você tenha recebido 10 mil visitas únicas em um mês e finalizado 150 vendas neste período, a taxa de conversão é de 1,5%.

Qual a taxa ideal de conversão?

Não existe uma resposta definitiva para essa questão, afinal a taxa de conversão ideal vai variar conforme o objetivo ou meta da empresa, além de ser impactada pelo valor dos produtos e serviços que as lojas virtuais oferecem.

Para lojas que vendem produtos mais caros, a taxa ideal está entre 1% e 2% e para empresas que comercializam itens mais acessíveis, a taxa costuma oscilar entre 2 e 3%. Quando as ações têm objetivo de alcançar cliques ou cadastros ao invés de compras, a taxa de conversão é mais alta e vai de 5% a 20%.

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