É cada vez maior o número de empresas buscando soluções para atrair clientes e se destacar em meio à concorrência. Para alcançar esse resultado, é essencial conhecer o Google Analytics e entender como ele pode ajudar seu negócio. Pensando nisso, apresentamos as principais características dessa ferramenta e explicamos como ela deve ser utilizada.

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita desenvolvida para avaliar o Retorno Sobre o Investimento (ROI) das campanhas de marketing digital vinculadas a site, e-commerce, landing pages, aplicativos em flash, blog, redes sociais entre outros.

Importância do Google Analytics

O Google Analytics apresenta dados sobre o comportamento do usuário, permitindo identificar onde é necessário melhorar o site ou as campanhas para garantir que os clientes comprem, preencham um formulário, visualizem uma página importante ou façam um download.

Com as informações obtidas através do Google Analytics, é possível entender melhor o desempenho das campanhas e do site, melhorando a otimização e aumentando as chances de sucesso do marketing.

Aspectos fundamentais na análise do Google Analytics

  • Número de acessos

A quantidade de acessos ao site permite avaliar se os investimentos estão sendo suficientes e se a campanha está correta. Esse relatório do Google Analytics avalia o número total de visitas, e a quantidade de visitantes únicos, verificando o aumento da quantidade de pessoas interessadas em seu negócio.

  • Fontes de tráfego

Usando o Analytics é possível acompanhar as fontes de tráfego e avaliar quais investimentos mais geram retorno. Isso permite conferir quais ações mais geraram tráfego para o site e definir se é preciso aumentar os investimentos nos canais que mais trazem resultados e otimizar ou anular as campanhas que não estão apresentando resultados satisfatórios.

  • Relatórios de conteúdo

Os relatórios de conteúdo revelam os produtos ou serviços mais procurados, além de mostrar o comportamento do consumidor em seu site e quais os conteúdos mais lidos, otimizando as estratégias e oferecendo materiais mais relevantes para o público.

Principais métricas do Google Analytics

  1. Taxa de rejeição
  2. Conversão
  3. Fontes de tráfego
  4. Conteúdo
  5. Relatórios Sociais
  6. Porcentagem de novas visitas
  7. Páginas de entrada e saída.

Para entender como a análise de dados pode ajudar a otimizar suas ações, fale com quem é referência no assunto! Acompanhe nosso perfil no Facebook e no Instagram e agende sua visita na Raddar Digital para garantir os melhores resultados para sua empresa!