O Facebook foi criado com a proposta de oferecer entretenimento, interação e diversão aos usuários. Porém, com o tempo sua participação tem se expandido e todas as ferramentas e funcionalidades desenvolvidas têm sido essenciais para a divulgação de empresas. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre essa rede social, selecionamos dicas e características de uma ferramenta, o Facebook Insights, e explicamos como ele pode ajudar seu negócio.

O que é o Facebook Insights?

O Facebook Insights é uma ferramenta que fornece métricas sobre o conteúdo disponibilizado na página da empresa, permitindo que os responsáveis pelas estratégias de marketing acompanhem a performance das ações.

Com essa ferramenta, é possível medir tendências, analisar os resultados da fanpage e avaliar se as estratégias estão sendo efetivas para alcançar o público-alvo.

Entendendo o Facebook Insights

Na primeira tela, o Facebook Insights disponibiliza as principais informações da fanpage, como alcance, novos fãs, ações na página e as 5 últimas publicações da página. Ele também disponibiliza o perfil principal do público, dispositivos de acesso, mensagens e taxa de resposta.

As demais telas oferecem informações sobre os seguintes tópicos:

  • Curtidas
  • Alcance
  • Visualizações de página
  • Ações na página
  • Publicações
  • Vídeos
  • Pessoas

Como utilizar o Facebook Insights?

O Facebook Insights identifica a interação da página com os fãs e oferece dados que permitem analisar se as ações de marketing digital estão sendo efetivas. Para entender como explorar essa ferramenta, confira abaixo.

  • Entenda a demografia

No painel Alcance é possível identificar os dados demográficos, que mostram onde está o público-alvo da empresa, além de informações variadas, como faixa etária, gênero e outros interesses compartilhados na rede social.

  • Revise os anúncios

Com o Facebook Insights é possível monitorar os anúncios, garantindo que as campanhas estejam coerentes com o que o usuário irá encontrar em sua página no Facebook. Essa informação permite medir quais seguidores são orgânicos e quais vieram pelos anúncios.

  • Experimente novas métricas

Para saber quais métricas são fundamentais para o Facebook Insights, experimente os recursos disponíveis e analise quais são eficientes para o marketing digital da sua empresa

  • Monitore a concorrência

Para ter uma estratégia de marketing bem-sucedida, uma das principais dicas é identificar os principais erros ou deslizes a concorrência. Para isso, é possível usar o Facebook Insights para monitorar outros negócios do mesmo ramo usando a métrica “pessoas falando sobre isso”, que mostra as visualizações e interações da sua página e dos concorrentes.

Para saber como melhorar o planejamento de campanhas e estratégias que serão utilizadas no Facebook, conte com quem é referência no assunto! Agende uma visita na Raddar Digital e tire suas dúvidas.