Durante muito tempo, o e-mail marketing foi visto como uma comunicação invasiva ou até mesmo como um spam. Mas isso mudou graças ao avanço de ferramentas de automação de marketing, que tornou esse canal na melhor forma de entregar mensagens para as pessoas no melhor momento.

Segundo o Instituto Radicati, em 2015, o número de peças de e-mail marketing enviados e recebidos por dia ultrapassou 205 bilhões e deve atingir mais de 246 bilhões até o final de 2019.

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é a comunicação via e-mail entre a empresa e seus consumidores ou potenciais clientes. Alguns exemplos mais conhecidos dessas peças são: ofertas de passagens, confirmação de compras online e promoção. No início, ele era usado como versão digital das propagandas enviadas por correspondência, portanto não atingia somente seu público-alvo. Por esse motivo, o e-mail marketing era visto como uma comunicação invasiva.

Por que fazer e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma forma de alcançar clientes em potencial com um custo relativamente menor que sites, banners ou anúncios patrocinados. Com ele você não precisa disputar atenção na tela, já que a peça ocupa quase toda a tela do dispositivo, seja celular, tablet ou notebook. O e-mail marketing também permite que você receba relatórios de entrega, visualização e clique que auxiliam no momento da tomada de decisões para o próximo.

O papel do e-mail marketing:

Quando a pessoa permite que a empresa envie e-mail marketing, ela está dando acesso para que a empresa entre em sua vida pessoal e converse com ela. Por isso, uma peça com uma boa estratégia de comunicação pode ser o caminho para ter uma boa comunicação não só com seus clientes, como também com seus clientes em potencial.

O e-mail marketing pode ser encaixado na sua estratégia de marketing digital como:

  • Propagador de conteúdo;
  • Estreitador de relações;
  • Engajador de leads;
  • Esclarecedor de negócios;
  • Vendedor.

Estatísticas:

De acordo com o Adobe e-mail survey 2016:

  • 84% dos pesquisadores usam o celular para checar seus e-mails diariamente. Entre estes, 45% deles olham seus e-mails de trabalho e 63% olham e-mails pessoais.
  • As pessoas passam mais de 4h por dia lendo e-mails no trabalho, criando um comportamento que reforça a urgência de estar sempre online, fazendo com que 14% das pessoas que recebem um e-mail marketing respondam em poucos minutos.
  • 58% dos participantes do estudo da Adobe preferem receber promoções de produtos e serviços por e-mail ao invés de receber por redes sociais ou aplicativos.

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