Toda estratégia de busca deve começar com a definição das melhores palavras-chave para o seu negócio. Por isso, é essencial escolher adequadamente os termos pelos quais você quer que seu site seja listado nos primeiros resultados do Google.

Para saber como definir as estratégias para alcançar o objetivo definido, saiba mais sobre as variáveis que envolvem as palavras-chave e confira dicas para escolher os melhores termos.

Importância da palavra-chave

A escolha das melhores palavras-chave é um dos aspectos mais importantes para os resultados efetivos da estratégia de marketing de conteúdo. Isso acontece porque são as palavras-chave que direcionam a estratégia e definem se o público atraído será ou não qualificado, além de posicionar o site no Google e em outras ferramentas de busca.

Variáveis para escolher as melhores palavras-chave

  • Volume

Essa variável representa o volume de buscas mensais por determinado termo no Google e pode ser verificada através de ferramentas que encontram o volume de buscas realizadas no local em que você se encontra.

  • Dificuldade

Na hora de escolher as melhores palavras-chave, um dos fatores que influenciam é a dificuldade. Uma dificuldade alta significa que os sites que aparecem nas primeiras posições possuem autoridade elevada, o que dificulta o rankeamento.

  • Oportunidade

Essa variável é importante para a decisão de investir esforços em uma keyword. Ao realizar uma pesquisa no Google e verificar outros elementos além dos resultados orgânicos, como vídeos, imagens, empresas locais, mapas e anúncios, a taxa de clique dos resultados orgânicos diminui.

Isso significa que quanto mais elementos chamando a atenção dos usuários, menor será a oportunidade de determinado termo.

  • Intenção de compra

Essa variável ajuda na tomada de decisão sobre as melhores palavras-chave. Uma palavra relacionada ao seu produto ou serviço é considerada uma palavra com alta intenção de compra, já termos que indiquem a busca por algum problema resolvido por seu produto podem ser considerados como baixa intenção de compra.

  • Posição atual

Ao analisar a posição atual do seu site para determinada palavra, é possível verificar quais páginas podem ser otimizadas e quais conteúdos devem ser produzidos.

Dicas para escolher as melhores palavras-chave (H2)

  • Encontre as principais palavras do negócio

Descubra as head keywords, que são as palavras com maior volume de busca e darão origem aos termos long tail. Para isso, você pode utilizar algumas ferramentas:

  1. Gerador de Jornada de Compra
  2. Relatório de busca interna do Google Analytics
  3. Keyword Magic do SEMRush

Analise os termos relacionados e remova os que não fazem sentido para o negócio, utilizando apenas as melhores palavras-chave para o produto ou serviço que você oferece.

  • Encontre palavras long tail

Depois de descobrir os termos principais, defina os termos de cauda longa, que são palavras mais específicas sobre o negócio. Para saber mais sobre as palavras long tail, acesse aqui.

  • Descubra se o seu site já está posicionado no Google

Ferramentas como RD Station e SEMRush mostram a posição atual do site para cada termo pesquisado, permitindo decidir o que fazer com cada keyword, como produzir conteúdo, otimizar uma página existente, fazer link building entre outros.

Se você quer saber como aumentar os acessos em seu site, fale com quem é referência no assunto. A Raddar Digital desenvolve estratégias de marketing digital para ajudar sua empresa a alcançar os melhores resultados. Quer saber como? Agende uma visita.