A era da informação faz com que as pessoas comprem cada vez mais serviços e produtos pela internet. Essa prática cresce constantemente porque fazer compras no conforto de casa, sem precisar enfrentar trânsito e filas, é muito mais atrativo. Por isso, muitos empresários têm investido em lojas virtuais e divulgação online. Porém, para obter resultados satisfatórios é necessário ter planejamento e estratégias para fidelizar clientes com marketing digital.

Pensando nisso, explicamos a seguir a importância dessas ações bem planejadas e trazemos dicas de como gerar leads e aumentar a taxa de conversão e fidelização de clientes.

Por que fidelizar clientes com marketing digital?

Independente da área de atuação da empresa, o objetivo sempre é alcançar uma alta taxa de conversão e fidelização de clientes. Por isso, é fundamental que o marketing digital seja encarado como uma área estratégica da empresa, capaz de auxiliar na conquista de resultados melhores.

Para isso, é essencial que a empresa se destaque como uma marca forte e confiável, afinal os novos consumidores são cada vez mais exigentes e conscientes de seu poder de escolha e opinião. Diante disso, a principal dica é saber o que, para quem e como você quer oferecer e vender seu produto ou serviço.

Para te ajudar a traçar uma estratégia que garantirá bons resultados, listamos abaixo alguns itens que devem ser considerados para fidelizar clientes com marketing digital.

Dicas para fidelizar clientes com marketing digital

  • Tenha uma identidade forte

A identidade da marca é construída a partir de seus objetivos e bandeiras que levanta. A causa e a paixão que movem a empresa precisam estar em cada ação de Marketing Digital para que, aos poucos, a imagem seja construída e gere empatia e reconhecimento com o público.

  • Use adequadamente as mídias sociais

Atualmente, uma das principais dicas para fidelizar clientes com marketing digital é estar presente em redes sociais, afinal quase todos os clientes são ativos em pelo menos uma delas.

Além de divulgar conteúdos desenvolvidos pela empresa, as mídias sociais permitem o relacionamento com o cliente através de comentários, perguntas e opiniões expressadas em tempo real.

A escolha da melhor mídia social para a sua empresa dependerá do tipo de produto ou serviço comercializado e de onde os seus clientes estão presentes. Por isso, é necessário fazer pesquisas e testes antes de decidir em qual delas investir.

  • Reconheça a importância do e-mail marketing

O envio de e-mails é uma estratégia muito eficiente para estreitar o relacionamento e fidelizar clientes com marketing digital. No entanto, para ter resultados positivos é fundamental traçar e planejar as ações de forma cuidadosa, evitando disparar milhares de e-mails iguais, sem a segmentação adequada, diretamente do seu e-mail pessoal.

Com esses cuidados você reduz as chances das pessoas não abrirem a mensagem ou marcarem você como spam ou usuário indesejado.

  • Utilize o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas atualmente, pois a geração de conteúdo relevante e que atenda e solucione os problemas dos clientes é fundamental para criar autoridade, atrair e converter leads.

Para entender melhor sobre o que é o marketing de conteúdo e como ele pode ser usado, confira este texto.

  • Crie programas de fidelidade e vantagens

Todo mundo gosta de se sentir diferenciado e bem tratado. Por isso, uma ótima estratégia para fidelizar clientes com marketing digital é criar programas de fidelidade e vantagens que ofereçam benefícios reais às pessoas.

Uma boa dica é criar ações que estimulem a pessoa a ser efetivamente fiel à marca, seja acumulando pontos a cada compra para serem trocados por produtos da loja ou oferecendo descontos reais e significativos.

  • Integre as estratégias online e off-line

A comunicação virtual, a comunicação gráfica e a comunicação institucional da empresa devem estar perfeitamente alinhadas. Uma ótima forma de valorizar a marca e alcançar maiores taxas de fidelização é estimular clientes a compartilharem nas redes sociais os bons momentos que têm na vida real ao usufruir dos seus produtos ou serviços.

Existem diversas formas de unir o marketing online e off-line para aumentar as taxas de fidelização. O segredo é definir a que mais se adequa ao seu negócio para comprovar como isso impactará nos resultados.

Se você quer saber como levar essas estratégias para sua empresa, agende uma visita e converse com os especialistas da Raddar Digital! Para mais dicas e informações sobre o mundo digital, acompanhe nosso blog e fique de olho nas redes sociais: Facebook e Instagram.