A transformação digital tem se tornado uma meta cada vez mais comum entre empresas de diversos tamanhos. Diante desse novo cenário, cresce a necessidade de entender e desenvolver estratégias específicas para atender as características e limitações do negócio. Por isso, é essencial saber o nível de maturidade digital da sua empresa e quais ações são adequadas.

Importância da maturidade digital

Conforme falamos neste post, maturidade digital é o nível de desenvolvimento e conhecimento que a empresa tem em relação à utilização das principais ferramentas digitais disponíveis.

Esse recurso é cada vez mais importante porque o comportamento de compra do consumidor está evoluindo muito rapidamente nos últimos anos e as empresas precisam buscar meios mais eficientes para se posicionar e relacionar com os clientes.

Para garantir o crescimento estável no mercado, é preciso executar ações para elevar o nível de maturidade digital, que trará um novo público e resultados consistentes.

Nível de maturidade digital

Aqueles que usam 11 ou mais serviços online são considerados maduros digitais e se caracterizam pela utilização planejada e constante das ferramentas e serviços digitais. Os imaturos são aqueles que realizam entre 1 e 5 atividades e os usuários meio termo são aqueles que estão no meio do caminho e realizam entre 6 e 10 atividades online.

Descubra seu nível de maturidade digital

Confira quais itens devem estar em um plano de ações digitais eficiente e entenda o caminho para alcançar a maturidade digital.

  • Estratégia de marketing de conteúdo

Investimento em marketing de conteúdo tornou-se uma regra para quem quer sobreviver e por isso é importante definir audiência, direcionar conteúdo relevante para cada uma das etapas da jornada de compras, utilizar o tom de voz adequado e manter a periodicidade, criando uma estratégia eficiente.

Os formatos de conteúdo mais comuns são blog post, e-book, vídeos, webinar e infográfico. Para definir quais utilizar, é preciso descobrir e escolher o que o público gosta e adaptá-lo, melhorando significativamente o ranking do site em mecanismos de busca.

  • Gestão de mídias sociais

A relevância das redes sociais no cotidiano demonstra a importância das empresas estarem presentes nesse meio. Os perfis se tornam o principal canal de relacionamento entre o público e a marca e têm a função de distribuir o conteúdo produzido pela sua estratégia, oferecendo material único, criativo, relevante e viral. Este é um dos indicativos de que a empresa está em outro nível de maturidade digital.

  • Mensuração e análise de resultados

Cada ação de marketing digital escolhida precisa ser mensurada e ter os resultados avaliados. Para isso, é preciso integrar o site com alguma plataforma ou ferramenta de análise e usar essas informações para medir o alcance das publicações, o nível de captura de leads qualificados, o aumento do tráfego e o retorno sobre o investimento.

Com o acesso e análise desses dados é possível corrigir erros e adaptar estratégias rumo a resultados lucrativos, mantendo a relevância e engajamento com o público.

  • Tratamento de leads

Ao desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing, é necessário definir ações para aumentar as vendas, cativando os clientes com conteúdo direcionado e de qualidade. No marketing digital, o vendedor deve compreender o lead, definir os mais qualificados e determinar o momento ideal para a venda.

Reforce sua autoridade dentro do mercado e conquiste ótimos resultados aumentando seu nível de maturidade digital. Para mais informações, acesse o site da Raddar Digital e agende sua visita.