É muito comum clicar em um artigo ou post que traz um título superinteressante e se decepcionar com o conteúdo. Isso pode acontecer pelo conteúdo ser raso, muito publicitário, por estar mal escrito, com a estrutura inadequada ou direcionado para outra pessoa, porém o resultado é o mesmo: você provavelmente não entrará de novo nesse site. Tal situação evidencia como um conteúdo ruim pode prejudicar seus resultados.

Pensando nisso, nesse texto explicamos quais os impactos do conteúdo ruim para seu negócio e esclarecemos como identificar e solucionar este problema.

Por que o conteúdo ruim afeta os resultados?

O marketing de conteúdo é fundamental para alcançar resultados efetivos, afinal a estratégia definida garante que a produção do conteúdo atenda o objetivo geral das áreas de marketing através de conteúdo de qualidade, aumentando as vendas e fidelizando os clientes.

Diante disso, não investir em conteúdo ou produzir conteúdo ruim é um erro que pode impactar negativamente em seu negócio, causando equívocos que afastam o público e impedem que sua empresa se torne referência.

Principais problemas de um conteúdo ruim

  • Falta de estratégia: quando não há o direcionamento certo, não é possível analisar o impacto nos objetivos traçados no plano estratégico.
  • Ausência de otimização: quando o SEO não é trabalhado de forma adequada, usando corretamente as palavras-chave, o conteúdo não atinge o público alvo e não atende ao que ele costuma procurar.
  • Falta de contexto: conteúdo que não é relevante para a persona, está incompleto ou não faz sentido faz com que ela rapidamente saia da página e provavelmente não volte.
  • Conteúdo raso: uma das características do conteúdo ruim é a falta de aprofundamento no assunto, o que desmotiva o leitor que não encontra a solução para seu problema.
  • Estrutura inadequada: formal ou informal, se a linguagem adotada nos materiais produzidos não seguir o perfil da empresa e do público, o conteúdo produzido não despertará o interesse da persona.

Como solucionar o conteúdo ruim?

  1. Use os filtros do Analytics

A primeira dica é abrir a listagem de landing page ou de site content dentro do Google Analytics e fazer a ordenação por bounce rate. Essa ordenação mostra quais páginas têm a maior taxa de rejeição e quais têm maior número de visitas.

Com isso, é possível analisar a média da taxa de rejeição do site, identificando o conteúdo ruim e analisando o que está diferente das demais páginas.

  1. Confira o layout da página

Depois de identificar as páginas que estão com baixo engajamento, a recomendação é acessá-las para melhorar o que pode estar contribuindo para a alta taxa de rejeição.

O primeiro passo é analisar o layout e perceber se há banners e anúncios demais ou se a introdução do texto está ruim. Neste caso, basta priorizar a ideia de escrever o conteúdo em formato de pirâmide invertida, criando motivação para o usuário continuar a leitura e gerar um engajamento um pouco maior do usuário.

  1. Melhore a estrutura do conteúdo ruim

Formatar o texto adequadamente e usar bullet point e imagens são recursos que contribuem para o aspecto visual da publicação e têm a intenção de aumentar o engajamento do usuário com o conteúdo.

  1. Crie Call to Action

Uma dica para melhorar o conteúdo ruim é adicionar o CTA (Call To Action), estimulando o usuário a ler e engajar com o seu site. Essa prática contribui para a redução da taxa de rejeição porque cria opções de navegação dentro do site.

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