Uma das dúvidas mais frequentes no marketing digital é o uso e a efetividade dos indicadores de desempenho em marketing digital. Para te ajudar a entender a importância dos principais recursos digitais e saber como usá-los, preparamos algumas dicas e explicações práticas. Confira!

O que são os indicadores de desempenho em marketing digital? 

Esses dados medem o desempenho das ações de marketing e acompanham as estratégias e resultados. O grande diferencial do ambiente digital é o poder de mensuração dos dados e das informações, o que permite desenvolver campanhas mais assertivas e criar uma relação mais próxima com o público.

Principais indicadores de desempenho em marketing digital 

Cada indicador tem sua função e o ideal é utilizar aquele que permite uma visão mais assertiva sobre o negócio, pois com valores bem determinados e informações definidas o cliente pode absorver os dados e usá-los para crescer e reconhecer suas necessidades e caminhos que devem ser seguidos.

  • ROI (Return On Investiments)

O ROI (Retorno Sobre Investimentos) é o indicador mais buscado pelos gestores, pois compara e mede a receita determinada e a investida em cada campanha. Além disso, fornece informações de retorno que possibilitam entender se a campanha está valendo a pena.

  • Taxa de Conversão

A taxa de conversão relaciona os índices de visitantes geral do site com os que efetivam a compra, ou seja, desenvolve informações para que haja melhor definição de quantos visitantes existem e quantos estão realmente adquirindo o produto ou serviço.

  • Taxa de Rejeição

A taxa de rejeição ou “bounce rate” é um indicador bastante útil para detectar o que está errado no site ou em alguma página específica, auxiliando nas possíveis soluções.

  • Interações Sociais

Esses índices medem quanto o público está interagindo com o conteúdo analisado nas redes sociais, ou seja, é capaz de mensurar quantas curtidas, compartilhamentos, comentários e até seguidores foram adquiridos. Em outras palavras, esse indicador mensura a popularidade da marca perante os internautas.

  • Tráfego e suas origens

É essencial determinar o tráfego de usuários do site, ou seja, quantos acessos o site obteve em cada página. Desse modo, é possível identificar qual conteúdo tem mais acessos e desempenha melhor retorno naquele canal de comunicação.

  • Palavras-chave

No planejamento de uma campanha de marketing digital, a definição das palavras-chave usadas é uma das principais ações, pois a performance de cada uma delas irá definir como está sendo o comportamento de pesquisa do público e quantas pessoas foram direcionadas ao seu site.

Como escolher os indicadores de desempenho em marketing digital? 

Para garantir dos indicadores de desempenho em marketing digital o melhor resultado, é importante conhecer bem o cliente, entender suas necessidades e o que procura. Com isso, as chances das métricas realizadas alcançarem sucesso é superior.

Além disso, é necessário ter em mente que cada negócio exige indicadores específicos para os serviços desempenhados dentro da empresa. Exemplos disso são e-commerces, que precisam monitorar o número de transações, ou empresas que verifiquem quantos leads são gerados diariamente através dos orçamentos que os clientes preenchem.

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