O Inbound marketing, como explicamos nesses textos, é uma metodologia que se baseia em conquistar e ganhar o interesse do cliente, atuando para que os consumidores encontrem a empresa por meio de mecanismos de busca, referências em sites ou redes sociais. Para gerar leads e obter resultados finais que representem lucro, a dica é fazer o Inbound Marketing para gerar vendas.

Pensando nisso, explicamos abaixo o que é a venda Inbound e como usar essa técnica em sua empresa. Confira!

Inbound marketing para gerar vendas: entenda a importância

O Inbound marketing para gerar vendas usa os leads para passar aos vendedores que trabalham de forma mais rápida e direta. Para fazer isso de forma efetiva, os contatos chegam e entram em um funil de vendas, por onde percorrem um caminho.

Durante esse processo, os contatos são nutridos pela equipe de marketing para que possam conhecer melhor a empresa e entendam a importância do produto ou serviço oferecido antes de fecharem negócio.

Etapas do Inbound marketing para gerar vendas

  • Aquisição

Na primeira etapa são feitas estratégias de topo, meio e fundo de funil para conseguir dados de pessoas que realmente estão alinhadas com a empresa.

Para o topo, pode ser feito um e-book, que funciona como uma isca, no meio, pode ser criada uma ferramenta para ajudar o lead a descer o funil e no fim podem ser feitas landing pages alinhadas com opção de orçamento.

  • Leads

Na segunda etapa do Inbound marketing para gerar vendas, é possível obter informações como e-mail, sexo, idade e localização, que ajudam a qualificar os clientes.

É interessante que os dados solicitados sejam definidos de acordo com cada segmento e com a persona desenhada para o projeto.

  • Qualificação

Com todas as informações em mãos, é hora de verificar se o lead está devidamente qualificado e em qual momento do funil ele está. Atualmente é possível utilizar ferramentas, como o Lead Scoring, que pontua cada lead, de acordo com os dados deles e conforme o engajamento que a pessoa tem dentro do seu negócio.

  • Oportunidades

Nessa etapa do Inbound marketing para gerar vendas é hora de analisar as informações que já tem, os conteúdos que o lead já consumiu e definir se ele deve ser abordado de forma mais comercial.

Esse momento também serve para decidir quais leads servirão para alguma ação comercial e quais devem ser mais nutridos, conforme a etapa do funil.

  • Corredor polonês

A última fase do Inbound marketing se refere ao momento em que a empresa deve começar a impactar o consumidor apresentando ofertas, oferecendo contato com o vendedor e, finalmente, fazendo a venda.

Para fazer o Inbound Marketing para gerar vendas, é fundamental checar se todas essas etapas estão sendo cumpridas. Para saber mais sobre essa estratégia, acompanhe nosso blog e agende uma visita com nossa equipe.