O funil de vendas é um processo para entender a jornada do cliente desde o momento em que ele toma conhecimento da solução da empresa até o fechamento do negócio. Para entender melhor como funciona esse processo, podemos dividir o funil de vendas em três partes, sendo elas o topo do funil, o meio do funil e o fundo do funil.

Confira abaixo as características de cada etapa e entenda como esse processo pode ajudar sua empresa.

Importância do processo do funil de vendas

Esse procedimento consiste em dar suporte à jornada do cliente, conduzindo, acompanhando e tornando o processo previsível para facilitar a decisão e aquisição do cliente.

Etapas do funil de vendas

Topo do funil de vendas

O topo do funil é conhecido como a parte da consciência ou primeiro contato do usuário com um serviço ou produto. Nessa etapa, o cliente ainda não está ciente de sua necessidade e normalmente não tem demanda por nenhum produto ou serviço específico. Nesse momento, é importante oferecer gatilhos para que ele descubra sua necessidade e tenha interesse na sua empresa para supri-la.

Meio do funil de vendas

Consideramos o meio do funil de vendas como o momento em que o usuário descobre que tem uma demanda. Quando ele tem um entendimento maior sobre o assunto e faz uma busca um pouco mais completa, é sinal de que ele possui intenção por um produto ou serviço, mas ainda não sabe se deve comprá-lo ou contratá-lo.

Fundo do funil de vendas

A última etapa do funil de vendas é o fundo do funil. Nesse momento, o usuário avalia o produto ou serviço, faz comparações com outras empresas e escolhe a melhor alternativa para resolver sua demanda. Quando o usuário chega a esse estágio, normalmente já sabe mais sobre a sua necessidade e já escolheu a empresa que lhe fornecerá a solução.

O funil de vendas permite que o usuário entenda mais sobre a sua demanda, conheça a sua marca, produto ou serviço e seja conduzido naturalmente para a compra, fornecendo informação e acompanhamento de qualidade para o cliente durante esse processo.

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