Canais de marketing digital são os caminhos pelos quais uma empresa leva o seu produto ou serviço até o cliente final, deixando-os disponíveis para compra. Para saber quais canais são interessantes para seu negócio, é essencial fazer uma análise de concorrência, conhecer o público e acompanhar o mercado para só então definir as estratégias de marketing.

Pensando nisso, preparamos um pequeno guia com os principais canais de marketing digital e selecionamos algumas características e dicas para que você saiba como e quando usá-los. Confira!

O que são os canais de marketing digital?

Canal é um meio de distribuição ou transmissão de algo. No caso dos canais de marketing digital o conceito é o mesmo: trata-se dos caminhos que a empresa pode usar para levar seu produto até o consumidor, deixando-o disponível de acordo com a demanda.

O local certo para dispor e anunciar varia de acordo com o perfil do público e as características do produto ou serviço comercializado. Para saber como escolher o melhor para sua empresa, conheça os principais tipos de estratégias de distribuição.

Importância dos canais de marketing digital

A forma como os profissionais de marketing digital ligam os produtos ao consumidor envolve diretamente os canais de marketing. Por isso, a escolha do canal envolverá a construção de uma série de mecanismos responsáveis por levar a empresa ao mercado, mantê-la em contato com seus clientes e realizar um conjunto de tarefas.

Entre os papeis dos canais de marketing digital estão:

  • Prestação de informações sobre os produtos;
  • Customização do atendimento;
  • Garantia de qualidade;
  • Partição dos lotes;
  • Oferta de produtos complementares, como pós-venda e logística.

Principais canais de marketing digital

  1. Social

As redes sociais ganharam enorme importância ao conquistar a atenção recorrente de seus usuários. Por isso, elas se tornaram um canal excelente para as empresas mostrarem presença, divulgarem conteúdos e se relacionarem com os clientes e potenciais consumidores.

  1. E-mail

O e-mail foi uma das primeiras ferramentas de comunicação digital e até hoje se mantém bastante importante, sendo utilizado por grande parte das empresas para se relacionarem com seus contatos.

  1. Busca orgânica

As ferramentas de busca representam uma grande parcela da audiência da internet. Isso ocorre porque os usuários que utilizam esse canal pesquisam um assunto que já conhecem, o que demonstra que estão mais avançados no processo de compra.

  1. Referência

Qualquer site da internet pode ser um canal de acesso ao seu desde que você seja referenciado nele. Para que isso ocorra é necessário que o seu conteúdo seja reproduzido por outros sites a partir de parcerias ou por ser bom o suficiente para outras pessoas compartilharem.

Além de se tornar um possível canal de vendas, ter seu conteúdo bastante referenciado é um ótimo critério para influenciar positivamente o SEO, se tornando melhor visto por ferramentas de busca.

  1. Tráfego direto

Dos canais de marketing digital, esse representa os usuários que entram diretamente no seu site, o que revela que a pessoa provavelmente conhece sua marca e digitou o endereço diretamente no navegador.

  1. Mídia paga

Para divulgar seu produto ou serviço e garantir que ele chegue ao público certo, é possível utilizar as mídias pagas. Os tipos de compra de mídia que podem ser feitos são:

  • Anúncios em redes sociais: Links patrocinados dentro dos feeds de redes sociais.
  • Busca paga: Links patrocinados em ferramentas de busca, especialmente o Google.
  • Redes de Display: Links patrocinados em espaços “comprados” dentro de outros sites.

Como escolher o melhor canal?

Para escolher entre tantos canais de marketing digital, é necessário ficar atento a canal de marketing e tipo de distribuição será mais adequado para seu negócio.

  • Avalie mercados que podem trabalhados;
  • Determine as características, comportamentos e necessidades dos seus clientes;
  • Determine as características essenciais do produto para otimizar o transporte (dimensões, perecibilidade e graus de padronização);
  • Defina as características que os intermediários devem possuir quanto ao tipo de transporte, sistema de equipamentos e de armazenagem utilizados, tecnologia da informação, entre outros aspectos;
  • Avalie características ambientais e locais para conservação do seu produto.

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