O marketing digital é extremamente rico em técnicas, métodos, ferramentas e também termos específicos para a área. Porém, tantas palavras novas podem dificultar o entendimento e o desenvolvimento de ações na internet. Pensando nisso, selecionamos alguns dos principais termos de marketing digital que você precisa conhecer e apresentamos uma breve explicação de cada um.

Termos de marketing digital: confira 20 dicas especiais

Confira a lista que preparamos para te ajudar e saiba como aproveitar o máximo que o marketing pode oferecer.

1. Inbound Marketing

Inbound Marketing define táticas de marketing que se baseiam em ganhar o interesse das pessoas, chamando a atenção do cliente ao invés de interrompê-lo. Essa atração é feita principalmente através de conteúdo relevante, que deve ser usado com o objetivo de tornar a empresa referência no ramo em que atua.

2. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo se refere à parte de planejar, produzir e distribuir todo o conteúdo usado na estratégia inbound, além de medir seus resultados.

3. Call to Action (CTA)

Call to Action, ou chamada à ação, é um convite para os visitantes da página darem o próximo passo depois de interagir com algum conteúdo. O CTA deve trazer uma informação ou convite chamativo, garantindo que o cliente seja atraído e faça o que foi indicado.

4. Lead

Entre os termos de marketing digital, lead é um dos mais relevantes, pois se refere a todo cliente em potencial. Para que sejam realmente convertidos, os leads devem ser nutridos através de conteúdo adequado, usando o funil de venda para determinar o que melhor se encaixa a cada momento do processo de decisão.

5. Conversão

É qualquer ação que a empresa deseja que o cliente realize. De acordo com a estratégia e o objetivo definido, as conversões podem ser em cliques, ao converter um potencial cliente em tráfego para o seu site, ou vendas, ao fechar uma venda com um cliente em negociação.

6. Persona

Este termo se refere à representação de um cliente ideal da empresa, criado a partir de dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes. Esse recurso também conta com a criação de histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações do cliente fictício.

7. SEO

Um dos termos de marketing digital mais utilizados é o SEO, ou Search Engine Optimization. Trata-se de um conjunto de técnicas aplicadas no site para melhorar o posicionamento em buscadores, como o Google.

8. Landing Page

Landing pages são páginas estrategicamente pensadas e desenvolvidas para que os clientes se sintam atraídos por suas ações de divulgação e realizem a ação proposta, realizando conversões.

9. CAC

O CAC, ou Custo de Aquisição por Cliente, é um cálculo feito para mostrar quanto a empresa gasta para conseguir seus clientes. Esse indicador ajuda a limitar o orçamento das campanhas e impedir que se gaste mais do que a empresa vai ganhar futuramente.

10. Links patrocinados

Links patrocinados são anúncios pagos que têm o objetivo de gerar maior número de conversões. Esse recurso tem a intenção de chamar a atenção dos consumidores e aparecem de acordo com as estratégias traçadas para a campanha.

11. Métricas

Métricas são sistemas de mensuração que permitem medir e avaliar o desempenho de qualquer ação de marketing, sendo vitais para medir os resultados de estratégias, vendas, atendimento e desempenho geral.

Cada métrica é calculada de uma maneira e deve ser acompanhada por um período a fim de mostrar resultados verdadeiros.

12. KPI

Key Performance Indicators são indicadores de desempenho usados para medir os resultados e a eficiência de uma estratégia. O KPI mede se uma ação está efetivamente atendendo aos objetivos definidos e possibilita uma visão dos problemas e oportunidades que a equipe de marketing digital vai encontrar.

13. Briefing

Briefing se refere ao conjunto de informações e dados coletados para o desenvolvimento de um trabalho, sendo integrante do processo de planejamento.

14. ROI

Retorno sobre Investimento é o indicador que permite analisar se o dinheiro gasto com marketing está revertendo em lucros ou não e também como otimizar os que já estão dando certo, garantindo melhor desempenho.

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