Criar um site e colocá-lo no ar exige diversos recursos e algumas regras, principalmente se ele for procurado nas plataformas de busca, como o Google. Como sabemos, esse buscador passa constantemente por transformações e uma das formas de não perder a credibilidade do seu site é fazer investimento contínuo em SEO. Mas, se mesmo fazendo tudo certo o seu site sumiu do Google, podem ter algumas razões para esse problema.

Motivos pelos quais seu site sumiu do Google

São várias razões que podem explicar porque seu site sumiu do Google. Para entender quais são, confira abaixo:

  • Código do Google Analytics

O Google Analytics é um dos serviços oferecidos pelo Google com o objetivo de otimizar as campanhas de marketing das empresas e apresentar estatísticas e dados do usuário ao visitar um site. Ao cadastrar um site, um código do Google Analytics é enviado para ser inserido na página e a partir disso as informações serão analisadas e demonstradas caso precisem ser corrigidas. O maior problema é a falta desse código ou até mesmo a sua instalação errada.

  • Google Search Console

Ele apresenta a quantidade de cliques que o site recebe a partir da pesquisa no Google e fornece um gráfico para acompanhamento do funcionamento e normalidade da ferramenta. Portanto, se houver problemas ligados às informações do seu site no Google Analytics, será possível verificar o reflexo disso no Search Console.

  • Robots.txt

É um arquivo que funciona como um filtro em formato de bloco de notas para os robôs dos sites de busca, fazendo com que o webmaster controle as permissões de acesso a determinadas páginas ou pastas do site. Além disso, ele também controla qual informação de um site deve ou não ser indexada pelos buscadores. O maior erro acontece com os novos sites, pois quando eles têm suas páginas totalmente bloqueadas no robots o Google não consegue fazer a leitura do conteúdo. As diretivas dessa ferramenta são o que derrubam o tráfego orgânico das empresas.

  • Canonical Tag

É uma tag utilizada para informar ao buscador qual a versão preferencial de uma página de web, evitando conteúdo duplicado, ou seja, quando ele é encontrado em duas URLs diferentes. Se não tiver cuidado com essa tag, você pode acabar dizendo para o Google que uma série de páginas podem ser, na verdade, apenas uma. A consequência desse descuido é perder as páginas e o potencial de alcance orgânico que você atingiu com seu site.

  • Penalização manual

Essa penalização só acontece quando algum profissional da Googleplex avalia seu site e resolve clicar no “botão vermelho”. Isso se deve a alguma ação de seu site que não está de acordo com as regras do Google, podendo ser notificado pelo Google Webmaster Tools.

  • Penalização algorítmica

Nesse tipo de penalização o trabalho é feito pelos algoritmos do Google, ou seja, ela só acontece se alguma “desqualificação” for entendida por eles, mesmo que não julguem o que significa ser certo ou errado. Desqualificando o seu site, os algoritmos definem em qual posição ele vai ficar quando alguém realizar uma busca.

 

Se o seu site sumiu do Google, analise qual foi o motivo e se previna para que o erro não se repita e não viole as regras do Google.

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