A velocidade de carregamento do site é uma das maiores preocupações ao lançar um blog ou loja virtual, afinal é essencial manter o bom desempenho das páginas para garantir uma boa experiência aos usuários.

Pensando nisso, selecionamos informações para ter um blog ou loja virtual rápida e separamos dicas para ajudar a aumentar a velocidade de carregamento do site.  Confira!

Dicas para aumentar a velocidade de carregamento do site

  • Compacte tudo que puder

Compacte imagens e requisições e não instale muitos plugins. Isso facilita a carga e ajuda a melhorar a velocidade de carregamento do site.

  • Use cache plugin

Esse recurso armazena as páginas em cache, reduzindo a carga do servidor e aumentando a velocidade do site.

  • Contrate uma CDN

O CDN (Content Delivery Network) funciona como uma rede que entra na frente do servidor e começa a servir o acesso para toda a internet. Isso garante que os usuários passem a requisitar a CDN, aumentando a estabilidade e melhorando os resultados.

  • Reduza os botões de redes sociais

Os Botões Sociais causam grande lentidão, por isso a melhor alternativa é usar o plugin Sharebar, que possui carregamento rápido e mostra botões de compartilhamento sociais na barra lateral.

Analisando o desempenho de sites

O primeiro passo é medir a velocidade de carregamento do site, o que permite definir quais são as ações necessárias para a melhoria.

Atualmente é possível encontrar diversas ferramentas que avaliam o desempenho do site e analisam métricas como:

  • Tempo necessário para carregar a página;
  • Tamanho da página;
  • Número de solicitações feitas para carregar a página.

Ferramentas para analisar a velocidade de carregamento do site

  • Pingdom

Além de gerar um completo resumo dos testes, essa ferramenta dá dicas para melhorar cada ponto afetado.

  • GTmetrix

Essa ferramenta utiliza o Google Page Speed ​​e o Yslow para avaliar o desempenho do site, oferecendo detalhes das solicitações em gráficos. O relatório também fornece informações completas sobre como o site é carregado e ajuda a detectar os aspectos que precisam ser melhorados.

  • Web page test

O WebPageTest permite executar testes de desempenho de vários locais em todo o mundo e escolhendo qual navegador utilizar. Alguns elementos avaliados são o tempo para carregar na primeira e nas outras visitas, distribuição de conteúdo por solicitação e tipo e tempo total para o site carregar.

  • SUCURI LoadTimeTester

Essa ferramenta avalia o site através de 15 locais, mostrando o tempo gasto, uma resposta média e o grau de desempenho em cada um deles.

  • Website Pulse

O WebSitePulse permite a realização de testes de três lugares diferentes e oferece informações rápidas sobre o tempo total gasto para carregar o site e o tempo de cada requisição solicitada.

Para saber como usar essas ferramentas e melhorar a velocidade de carregamento do site, fale com quem é referência no mercado! Confira mais dicas sobre o mundo web acessando o nosso blog e agende sua visita na Raddar Digital.