O Quality Score, ou Índice de qualidade, é uma métrica de análise disponibilizada pelo Google Adwords, que demonstra quantitativamente o quão relevantes sãos seus anúncios, keywords e landing page.

Como o Quality Score é calculado?

Toda vez que um usuário realiza a busca de um produto, ocorre o chamado “Leilão do Adwords” para determinar os anúncios exibidos. Mas, diferentemente dos leilões tradicionais, onde quem paga mais leva, no Adwords, aparece o anúncio com maior “Ad Rank”.

O “Ad Rank” é composto pelo Índice de Qualidade multiplicado pelo Custo por clique (CPC) que você pagou.

Assim, mesmo que você tenha dado um lance bem maior que o de um concorrente, ele ainda poderá conseguir uma posição melhor se tiver um bom Quality Score.

Por isso é importante sempre otimizar suas campanhas em busca de índices mais altos, garantindo assim custos menores com posições melhores.

Quais as componentes do Quality Score?

Para otimizar seus anúncios há três fatores muito importantes:

CTR

O “clickthroug rate”, que significa cliques sobre impressões, é considerado o componente mais importante para se obter um bom índice de qualidade.

Ele é a relação entre a quantidade de vezes que alguém clica em um anúncio com a quantidade de vezes que o anúncio foi visto. Para o Google, essa medida mostra o quão relevante esse anúncio é para determinada pesquisa.

Porém, esse dado pode ser também, interpretado de forma negativa. Por exemplo, você elabora dois anúncios sobre o mesmo produto. O primeiro possui o valor normal de mercado e o segundo oferece 50% de desconto. Provavelmente o anúncio que oferece o desconto terá mais cliques, porém a venda do produto com menor valor pode não ser a mais vantajosa para seu negócio.

Relevância dos anúncios

O segundo fator tem relação com as palavras-chaves (keywords) que foram utilizadas no seu anúncio. As Keywords são fundamentais para adicionar relevância ao seu anúncio, por isso lembre-se sempre de usá-las à favor da sua campanha.

Uma dica é: revisar se as palavras-chaves que aparecem no anúncio e segmentar o seu tema para que essa relevância ocorra naturalmente.

Landing Page

A Landing Page, ou “página de destino” é o terceiro fator, ela é a página que o usuário é encaminhado após ter clicado em um anúncio.

Segundo AdAlysis vemos que o peso da experiência da landing page no Quality Score do AdWords é de 39%, que é idêntica à porcentagem de cliques ao determinar o índice de qualidade.

É na Landing Page que é confirmada a venda ou não, então invista em conteúdos relevantes e originais, um layout bonito, fácil de carregar e com máxima transparência quanto à natureza do seu negócio.

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