DICAS DE ONDE, O QUE ESTUDAR E COMO SE PREPARAR PARA O MERCADO DE TRABALHO.

Diante da avaliação do mercado atual e das atividades em ascensão, ocupações nas áreas de comunicação, tecnologia e serviços são as chamadas “profissões do futuro”. Deste modo, os cargos de programador são cada vez mais valorizados e exigem um nível de conhecimento bastante específico, além da necessidade de certas características para ser um profissional de excelência. Para isso listamos abaixo as principais características de um bom programador:

1 – “Deixa que eu resolvo!”

Raddar_deixa que eu resolvo

 

Em outras palavras, o programador poderia ser chamado de “resolvedor” de problemas, levando em conta que esta é a sua principal função. A partir de conhecimentos adquiridos e autodidatas, o programador deve ter a capacidade de corrigir o problema e garantir que tudo funcione como nos conformes.

 

 

 

Raddar_nao pare de aprender2 – Não pare nunca de aprender

Informação é a ferramenta mais que valiosa para a profissão de programador visto que, para resolução dos problemas faz-se necessário o conhecimento em nível relevante. Um bom profissional está sempre em questionamento, buscando informações que o ajude a solucionar determinada questão, sendo necessária disposição para estudar e curiosidade sobre todas as áreas.

 

3 – Trabalhe a capacidade de concentração

Raddar_concentracao

 

 

Trata-se de um trabalho intelectualmente exigente, pois programar é, basicamente, pensar em soluções. Ser paciente, persistente e perseverante são as características de um profissional que, constantemente, se depara com novos problemas.

 

Raddar_responsavel4 – Seja ético e responsável

 

Prezar pela ética e responsabilidade são pontos mais que positivos para um programador, principalmente pelo fluxo de informações, sigilosas ou não, a que eles têm acesso.

 

 

5 – Acima de tudo, saiba inglês

Raddar_saiba ingles

 

Saber inglês é conhecimento básico. Quem não sabe, tem uma percepção superficial sobre programação. As informações essenciais a um programador são, em sua maioria, publicações em inglês, além dos documentos de estudo e ferramentas de trabalho em língua estrangeira.

 

 

 

Visto isso, para estar em constante ascensão profissional um programador deve dominar o conhecimento e não apenas fazer uso de informações.