Através da análise de métricas é possível mensurar resultados, minimizar a possibilidade de uma determinada ação dar errado, saber se as expectativas das campanhas estão sendo realmente atingidas, entre outras funcionalidades. Para te ajudar a entender a importância dessa atividade, listamos algumas ferramentas para analisar métricas que podem ajudar a desempenhar essa função.

Para que o analista tenha acesso a métricas que podem possibilitar a análise do desempenho das suas ações e fornecer dados que podem mostrar se os esforços de suas ações estão sendo realmente efetivos, existem algumas ferramentas que atuam como facilitadoras nesse processo. Saiba mais sobre elas e entenda como acompanhar seus resultados.

Conheça as principais ferramentas para analisar métricas

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que possibilita conferir a quantidade de visitas, páginas que usuários acessaram as páginas, caminho e tempo da navegação entre outros aspectos.

Esta pode ser considerada a principal ferramenta para análise de desempenho de sites. Apesar de sua função principal envolver sites e aplicativos, também é possível conferir as visitas geradas através de suas postagens nas redes sociais.

Clicky

Entre as ferramentas para analisar métricas, o Clicky é muito indicado e costuma funcionar de maneira bastante eficaz. Toda a análise de dados é realizada em tempo real, não sendo necessário esperar para gerar os relatórios.

Além disso, essa ferramenta exibe dados individuais de cada visitante e as ações que ele realizou dentro do site. Dessa maneira, é possível definir quem são as pessoas que estão acessando através de diversos tipos de dados demográficos.

Visual Website Optimizer

Uma excelente ferramenta para fazer testes A/B é o Visual Website Optimizer. Ela possibilita a instalação e alteração de códigos em uma landing page e faz a comparação automática entre duas versões de páginas, revelando qual versão pode proporcionar a maior taxa de conversão.

Quintly

O Quintly é uma ferramenta desenvolvida para ajudar a definir estratégias efetivas para as redes sociais através do estudo de suas métricas. A versão gratuita permite a análise das métricas de até três páginas diferentes no Facebook, possibilitando comparar seus resultados com os da concorrência.

Além disso, o Quintly oferece o serviço de relatórios personalizados com as métricas que mais interessam ao seu negócio, criar painéis customizados com os principais indicadores de desempenho entre outras funcionalidades.

Hotjar

O Hotjar é uma ferramenta que fornece dados sobre as interações dos visitantes com o conteúdo do site. Para isso, ele oferece mapas de calor para visualizar as áreas mais clicadas nas páginas, formulários de perguntas em pop-ups, mapeamento de funis de conversão em vídeo e gravação em vídeo dos movimentos feitos pelos visitantes da página.

Ao revelar o comportamento do usuário, é possível perceber pontos cegos ou oportunidades para transformar os visitantes da página em clientes.

Agora que você sabe mais sobre as ferramentas para analisar métricas, agende uma visita com a equipe da Raddar Digital. Somos especialistas em marketing digital e podemos ajudar a sua empresa com a análise de métricas e gerenciamento de conteúdos nas principais mídias sociais. Entre em contato conosco!