O Google publicou recentemente uma pesquisa que mostra o comportamento do consumidor brasileiro na sexta-feira negra, ou Black Friday, que acontece anualmente e promete uma infinidade de descontos para renovar o estoque visando as mercadorias de Natal e Ano Novo. Além disso, a pesquisa também traz projeções para a edição deste ano, que será realizada no dia 25 de novembro.

Otimismo

O mercado está otimista com a Black Friday deste ano devido ao aumento das vendas nas datas comemorativas de 2016, em comparação com o ano anterior. O Dia dos Namorados, por exemplo, teve aumento de 16%, o Dia dos Pais, de 12% e o Dia das Mães aumentou as vendas em 8% em relação a 2015. Assim, a expectativa deste ano é que a Black Friday cresça exponencialmente.

A Pesquisa

Durante o mês de agosto, a pesquisa divulgada pelo Google ouviu cerca de 800 brasileiros de todas as regiões do país, com idade entre 18 e 54 anos, das classes A, B e C.

Números

• Os consumidores online no Brasil já somam 40 milhões e apenas um terço deles nunca comprou na Black Friday.
• Em 2012, 22% dos consumidores online compraram na Black Friday. Em 2015, esse número subiu para 64%.
• Estima-se que três em cada quatro consumidores fizeram pesquisa antes de fechar o negócio na edição do ano passado.
• Os itens mais pesquisados no período da Black Friday são smartphones, itens de moda, informática e eletrodomésticos.
• 61% dos consumidores optam por pagar com cartão de crédito e 33% utilizam o cartão para pagar o produto à vista. Dinheiro, boleto bancário, PayPal e similares, além da modalidade débito, são as outras formas de pagamento utilizadas pelo consumidor online.

Projeções

• Os itens de alto gasto médio podem ser os que terão maior crescimento em vendas;
• Os consumidores pretendem comprar eletrodomésticos, eletroeletrônicos, eletro portáteis e itens de informática, além de áudio e vídeo. Sem mencionar os smartphones, campeões em venda nesta data.
• Os consumidores pretendem comprar para si, em sua maioria.
• Três em cada quatro consumidores se dizem animados com a Black Friday e pretendem pesquisar marcas e ofertas antes de comprar. Para isso, olham preço, possibilidades de parcelamento e custo do frete.
• A compra de pneus, passagens aéreas e produtos de beleza é muito incentivada na data e a expectativa é que as vendas aumentem ainda mais neste ano.

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