Se você trabalha com SEO, sabe o quanto a produção de conteúdo é importante para que ele passe pelos algoritmos da Google e alcance melhor ranqueamento. Mesmo que não entenda muito sobre marketing digital, também sabe que o Google é determinante para o seu sucesso. Para te ajudar a entender melhor como esse algoritmo funciona e como essas atualizações são pensadas a seu favor, confira o texto abaixo.

 

Como funciona os algoritmos da Google

Quando uma pessoa recorre à internet para buscar alguma informação, ela quer que a resposta de sua busca apareça o mais rápido possível. Esse é o papel do algoritmos da Google, fazer uma varredura por todo o conteúdo disposto na internet e melhor ranquear aqueles que se apresentarem mais relevantes ao que o usuário está buscando, melhorando sua experiência.

 

Atualizações mais importantes do algoritmo

As atualizações de algoritmo não são momentos pontuais, elas acontecem frequentemente desde 2003, porém há mudanças mais significativas. Confira as principais:

Panda

Esse algoritmo é o motivo de se bater tanto na tecla da importância da produção de um conteúdo rico. Lançado em fevereiro de 2011, ele é o responsável pela leitura do conteúdo do site a fim de determinar sua qualidade. Após as últimas grandes atualizações – a versão 4.0 lançada em 2015 – o algoritmo ficou ainda mais refinado para punir sites com conteúdo de baixa qualidade ao favorecer o ranqueamento daqueles que são mais relevantes para o usuário.

Penguin

Enquanto o Panda encarrega-se de sites menores, o Penguin é responsável pela análise dos sites que estão melhor posicionados, rastreando práticas de black hat – que são utilizadas para manipular os algoritmos da Google – e punindo-os. Os quatro fatores que fazem seu site ser penalizado são:

  • Esquema de links

O link building feito de qualquer forma é um risco que deve ser evitado, sendo priorizados aqueles que levam para sites de alta qualidade.

  • Excesso de palavras-chave

Adotar essa prática pode tornar o conteúdo massivo e desgastante para quem lê. Use suas palavras-chave de forma dosada e consciente.

  • Links não naturais

Isso acontece quando você faz troca ou compra de links de sites que não são relevantes para o seu negócio. O objetivo é que os links sejam de fato naturais.

  • Excesso de otimização

Otimização é bom, excesso de otimização não. Isso acontece quando se utiliza as práticas que aqui já mencionamos.

Hummingbird

Você já reparou como escreve quando vai buscar algo no Google? Ou quando começa a digitar e o autopreenchimento do campo de busca já sugere o que você está procurando? Isso acontece graças ao Hummingbird.

Lançado em setembro de 2013, ele surgiu com o objetivo de melhorar os resultados de busca do usuário com conteúdo que irá resolver os seus problemas. Hoje existem muitos conteúdos de “como”, “o que” e “por que”, pois as pessoas procuram o que necessitam como se estivessem conversando. Isso acontece porque existem palavras-chave de conversação, que são uma ótima estratégia a ser trabalhada em seu site.

Pigeon

Quando você vai buscar por lugares, como, por exemplo, farmácias ou papelarias, a preferência é por estabelecimentos próximos, certo? Os resultados mostrados aparecem graças ao Pigeon, que prioriza os serviços próximos à sua localização atual.

Independente do quão próximo esse estabelecimento esteja, ele também é mostrado de acordo com a sua relevância, levando em consideração comentários, fotos e reviews. [link para texto “Como melhorar meu posicionamento no google”]. Então, se você possui um negócio local é muito importante manter o Google Meu Negócio sempre atualizado, pois ele também é uma estratégia de SEO.

Mobile-Friendly

Acredite, de nada irá adiantar você se adequar aos outros algoritmos se o seu site não for otimizado para celular. É só você se atentar para o tempo que passa utilizando o celular e quanto tempo passa utilizando um computador. Lançado em abril de 2015, esse algoritmo fez com que sites otimizados fossem melhor ranqueados daqueles que não eram. Ou seja, o mundo não é apenas digital, como também é móvel.

 

As atualizações dos algoritmos da Google são constantes, então é muito importante sempre estar atento a elas. Precisa de ajuda? Nós podemos te ajudar! Somos especialistas em marketing digital, além de possuir todas as certificações da Google. Entre em contato e agende uma visita.