Ao trabalhar os esforços em marketing digital, algumas pessoas se questionam sobre a importância de estar em primeiro lugar no Google. Pensando em sanar essas dúvidas, a Raddar Digital listou algumas respostas para você entender a relevância desta espécie de “pódio”.

Comportamento

Uma das principais razões para estar em primeiro lugar no Google é o comportamento das pessoas no buscador. Afinal, é ele quem determina quais são as melhores práticas e porque devemos segui-las.

Seleção de resultados

Antes de clicar, as pessoas fazem uma espécie de “varredura” com o olhar, seguindo o que chamar mais atenção nos resultados oferecidos pela busca. Um estudo identificou que o olhar faz o seguinte caminho: resultados no topo, de cima para baixo, da esquerda para a direita.
Por essa razão, os anúncios que anteriormente apareciam à direita do buscador foram abolidos, já que as pessoas não clicavam e os resultados apresentados não eram significativos.

Clique

Estudos indicam que a maioria das pessoas procuram resultados apenas na primeira página do Google. Depois disso, seu site dificilmente será acessado organicamente, pois as pessoas não passam muito tempo procurando algo que encontraram facilmente ao bater o olho pelos resultados da busca pela primeira vez. Por isso é importante ter um conteúdo que seja bem ranqueado e relevante. Assim, o ciclo será alimentado: as pessoas buscam, acham, passam mais tempo no site, interagem mais e o PageRank aumenta.

Entenda a importância do PageRank

Além do que mostramos acima, estatísticas indicam que o resultado que aparece em primeiro lugar no Google recebe cerca de 34% dos cliques; o segundo lugar ,19% e o terceiro lugar, cerca de 12% dos cliques.

Como posso me posicionar melhor no Google?

Primeiramente, você deve pensar estratégias que dão certo para o seu negócio e utilizar os termos corretos. Lembramos que aparecer no primeiro lugar do Google, tanto organicamente quanto através de anúncios, é importante e demanda esforços planejados, aumentando os investimentos conforme os resultados obtidos.

Para medir em qual lugar o seu site aparece para uma determinada palavra-chave no Google, você pode utilizar a ferramenta Google Search Console. Nela, você consegue autenticar seu site e ter acesso às estatísticas que podem indicar quais passos podem ser tomados.

No mais, a dica universal para estar bem posicionado é investir em conteúdo de qualidade, além de ter uma estratégia de marketing digital. A Raddar Digital oferece soluções estratégicas para otimizar os resultados de seu negócio. Para saber mais, entre em contato conosco ou agende uma visita.