Assim como o mundo, os hábitos de consumo das pessoas estão mudando e uma estratégia de marketing focada em um só canal tem eficácia muito menor do que aquela pensada para vários canais. Diante dessa nova realidade, é necessário desenvolver estratégias multicanal de marketing e comunicação para propor ações que se adequem melhor às necessidades e expectativas do cliente e aos objetivos da empresa para cada momento do relacionamento.

Os consumidores continuam a utilizar os computadores, mas, ao mesmo tempo, utilizam smartphones e tablets, percorrendo as mais variadas plataformas de comunicação, desde motores de busca até as redes sociais.

Um dos grandes desafios para 2016 é estar cada vez mais integrado em diversas mídias, veículos e canais, cada um com suas estratégias de marketing, comunicação, relacionamento e fidelização. As novas formas de atrair e fidelizar clientes estão, em grande parte, pautadas na utilização do ambiente online como principal condutor de inovação.

Para desenvolver o método do multicanal, é preciso elaborar um pensamento estratégico de distribuição, definir o seu público-alvo de forma demográfica e mapear o público-alvo para oferecer a melhor entrega de valor a este consumidor. Definido esse perfil, a empresa deve buscar conhecimento dos canais de distribuição que irá ofertar aos consumidores, a fim de analisar as competências necessárias a serem desenvolvidas pela organização.

O novo modelo estratégico do relacionamento está em inovar nos canais habituais e obter união e sincronização entre todos os canais da empresa, sejam eles canais de marketing, comunicação e relacionamento ou novos canais digitais 2.0 de comunicação e relacionamento online, os blogs, fóruns, etc.

Vivemos hoje na era da Geração 3C’s – Curtir, Comentar e Compartilhar – e não estamos mais suscetíveis a propagandas empurradas e limitadas a um só canal, agora buscamos conteúdos relevantes ao nosso perfil e que nos permitam interagir, fazendo com que a relação entre conteúdo e público seja uma via de mão dupla e atinja variadas plataformas e canais.

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