A geração millennial se desenvolveu juntamente com a tecnologia, adotando-a em praticamente todas as ações do dia a dia. Diante da presença cada vez mais marcante desse recurso, as empresas precisam desenvolver novas estratégias de marketing para oferecer praticidade e rapidez ao seu público.

Embora o smartphone tenha uma tela pequena se comparado à televisão, ele proporciona objetividade e se mostra um recurso poderoso para prender a atenção da geração Y. Prova dessa postura foi a pesquisa realizada pelo Google e a Ipsos que descobriu que 98% dos entrevistados utilizaram o celular para assistir vídeos ao longo do dia, o que permitiu que as marcas percebessem a importância dessa plataforma para a criação de novas estratégias de marketing.

PESQUISA DO GOOGLE E DA IPSOS

A pesquisa foi realizada com 1.519 usuários mobile, entre 14 e 34 anos, que mantiveram um registro detalhado sobre suas interações com vídeos on-line e off-line. Confira abaixo os resultados:

– O usuário mobile se distrai duas vezes menos assistindo vídeos no celular

– 40% de todos os minutos assistidos no YouTube são através de smartphones

– 53% das vezes em que as pessoas assistiram um vídeo no celular, foi uma atividade única. No caso da TV, assistir vídeos como uma ação exclusiva ocorreu somente em 28% do tempo.

– 34% dos minutos gastos com vídeos aconteceram enquanto as pessoas estavam fora de casa.

– As pessoas são 1,8 vez mais dispostas a se tornarem realmente engajadas, pois possivelmente assistem vídeos com uma razão específica, como buscar informações ou explorar um interesse.

O USO DE VÍDEOS E A CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE MARKETING

Diante dos dados coletados, foram percebidas duas formas para as marcas utilizarem os vídeos on-line e criarem novas estratégias de marketing: formato multitelas e criação de experiências em tempo real com dispositivos móveis.

Formato multitelas

Esse formato infere a produção de conteúdo para o dispositivo móvel como tela principal. Para ele, é essencial entender como o vídeo se comporta em campanhas mobile e saber qual tipo de experiência complementar é possível criar com a utilização de smartphones.

Um exemplo da utilização do recurso de multitelas é a campanha multicanal elaborada pela Land Rover para engajar os consumidores por meio de seus dispositivos móveis. O anúncio do modelo Range Rover foi veiculado no YouTube e gerou milhões de impressões por todos os dispositivos.

Experiência em tempo real

O dispositivo móvel prende a atenção do consumidor em casa ou na rua e por isso as marcas têm a chance de atingir pessoas em qualquer lugar. O aplicativo SmileDrive da Volkswagen, por exemplo, utilizou o poder da mobilidade e do YouTube para transformar o trânsito diário das pessoas em uma experiência compartilhada, atingindo mais de 200 mil usuários e capturando momentos onde quer que estivessem.

Você já utiliza vídeos para divulgar sua empresa e conteúdos? Então entre em contato com a Raddar Digital e conheças as melhores estratégias de marketing para alcançar os maiores resultados.