Conseguir fazer a prospecção de clientes por telefone na era digital não é uma tarefa nada fácil. Ainda mais buscar por profissionais que saibam persuadir verbalmente, despertar o interesse do cliente e prender a atenção para que a compra seja efetivada. Mas nada disso é impossível para que o processo de venda com ligações aconteça e seja eficaz. Pensando nisso, separamos algumas dicas.

Como melhorar o processo de vendas com ligações

Briefing do cliente

A tarefa mais importante antes de pegar o telefone e ligar para um cliente é conhecê-lo. É essencial conhecer os produtos, serviços, área de interesse, parceiros, localização, principais concorrentes, seus problemas de comunicação e outros.

Criar um roteiro de vendas

Após ter conhecimento do briefing do cliente com o qual você vai se comunicar, o próximo passo é elaborar um script ou roteiro de vendas. Inicialmente, esse roteiro consiste na apresentação do atendente e da empresa que ela está representando, como seus produtos e serviços. Outros roteiros podem ser elaborados com mais pontos relevantes, informações adicionais, necessidades e, principalmente, sem objeções.

Treinamento da equipe

O treinamento não pode faltar! Reúna sua equipe e elabore um treinamento específico para ensinar ou melhorar o processo de vendas com ligações. Aborde pontos relevantes durante as ligações para otimizar o tempo, elabore um roteiro que seria ideal para qualquer cliente e influencie-os a treinar nas horas vagas para que a repetição seja de aprendizado.

Falar diretamente

Não perca o foco do assunto durantes as ligações para manter a atenção do cliente no que realmente interessa. Evite desviar para outros assuntos que não sejam resolver o problema do cliente, a negociação dos serviços e, claro, a finalização da venda.

Utilização do VOIP

O uso dessa ferramenta auxilia nas gravações das ligações feitas entre o atendente e cliente, podendo ser ouvidas futuramente. Essas chamadas gravadas dentro do processo de vendas com ligações influenciam na análise de desempenho da equipe comercial, podendo ajudar no treinamento de novos colaboradores para a área comercial e funcionando como “prova” do que foi proposto e prometido ao cliente, caso haja algum tipo de engano ou confusão.

Coaching com a equipe de vendas

A prática de coaching dentro de uma empresa é muito importante para a melhoria contínua dentro de qualquer departamento, além da busca por resultados e novas habilidades. Ela consiste no desenvolvimento e capacitação do ser humano através de pontos positivos e negativos em um curto espaço de tempo, através da flexibilidade, persuasão, estratégias, ferramentas, produtividade e comportamentos.

Valor oferecido pela empresa

O cliente quer saber o que a empresa realmente pode oferecer para o seu negócio. Por isso, conseguir captar a atenção dele e despertar o seu interesse vai influenciar no seu desejo de compra. Assim, ele vai reconhecer que os valores dos serviços irão beneficiar e otimizar o seu produto para a obtenção de bons resultados.

 

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