Não apenas na área de publicidade, mas em todos os trabalhos o propósito é alcançar resultados. Diante disso, a satisfação de conseguir efeitos positivos é o que precisamos para continuar fazendo aquilo que já executamos. Mas quais são os indicadores de sucesso no marketing digital?

Pergunte ao seu cliente o que significa “sucesso” para ele

É ótimo apresentar ideias para seu cliente, mas nem sempre elas são o caminho certo. Então, da mesma forma que é impossível construir uma comunicação efetiva se você não sabe para quem está falando, também não é possível criar um plano de ação se não se tem estipulado aonde se quer chegar com ele. Por isso, pergunte ao seu cliente qual objetivo ele pretende atingir através do marketing digital.

Cuidado com os falsos indicadores de sucesso no marketing digital

O marketing digital permite analisar diversos indicadores, como número de acessos, likes, engajamento, leads e visitas. Para te ajudar a entender, vamos utilizar o Facebook como exemplo: você faz um post que gera muito engajamento, aumenta os likes na página, mas não converte nenhuma venda. Se o objetivo do seu cliente é aumentar as vendas, os indicadores “engajamento” e “crescimento da página”, independentemente de serem positivos, não irão fazer diferença no resultado final. Mesmo que isso seja importante, é bom reavaliar sua estratégia e ver o que é possível fazer para converter esses likes em clientes, transformando-os em indicadores de sucesso no marketing digital.

Não deixe que outros serviços interfiram em seu objetivo

Quem trabalha com marketing digital sabe que os clientes acham que trabalhar com a internet é muito fácil. Começa com a contratação de um serviço, depois se pede uma “coisinha” aqui, outra ali e pronto, foge-se do objetivo inicial, comprometendo o sucesso de uma campanha por conta do tempo perdido. Para evitar que isso ocorra, é importante formalizar o pedido do cliente e, quando o mesmo propuser algo diferente do acordo inicial, analisar se aquilo irá contribuir ou atrapalhar na trajetória da conquista do sucesso da campanha. Além disso, é essencial saber defender seu trabalho e dissuadir seu cliente quando a nova proposta não for vantajosa, garantindo que sejam considerados os indicadores de sucesso no marketing digital.

 
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